Domingo, 28 de Abril de 2024
Congressos

Congresso Internacional Perpetuum mobile: trânsitos literários, culturais e linguísticos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Culturais, Língua, Literatura

Congresso Internacional Perpetuum mobile: trânsitos literários, culturais e linguísticos

3 a 5 de julho de 2024
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Organização: Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC)

  •  

Um dos rumos teóricos que têm marcado, nos últimos tempos, a investigação no campo das Humanidades é o chamado “spatial turn” (Soja, 1989, 1996; Warf e Arias, 2009), que coloca em primeiro plano a ideia da imbricação entre imaginação, espaço e representação, no que diz respeito às mediações interdisciplinares e interculturais nas ciências sociais. Perante a crescente transformação do espaço produzida pela globalização e pelas suas consequentes deslocalizações, a alternativa de uma “mutabilidade do espaço” tem surgido como consequência da transformação das práticas culturais e das dinâmicas sociais (Bachmann-Medick, 2016). Mais recentemente, os mobility studies têm procurado aprofundar os aspetos sociais e espaciais relacionados com as figurações literárias e culturais da mobilidade em função do meio em que elas se produzem (Aguiar et al, 2019).

Nesse sentido, a noção de trânsito pode ser entendida como um dos múltiplos pontos de confluência das várias perspectivações das humanidades, no sentido em que a ela subjaz a ideia de um intercâmbio que resulta da “produção do espaço” (Lefebvre, 1991). A noção de trânsito convoca, por sua vez, conceitos conexos como os de movimento, passagem, fluxo, migração, translação, reescrita ou tradução. Com eles se articulam tanto preocupações dos estudos literários, como dos estudos culturais e das ciências da linguagem, expressas na frequente interrogação de fenómenos como a intersubjetividade, a ressignificação, a alteridade, o hibridismo e o translinguismo, as dinâmicas culturais, o pós-colonialismo e a globalização, o centro e a periferia, entre muitos outros.

Na área dos estudos literários, designadamente, a referência às mobilidades e aos trânsitos nas literaturas remete não apenas para uma perspectiva espacial (nas representações, ficcionais ou não, dos lugares e das deslocações geográficas a eles associadas), mas também para uma dimensão intratextual (que diz respeito à variedade genológica ou às múltiplas abordagens intermediais ou intermodais), sem esquecer o enfoque discursivo identitário, cultural e linguístico presente, entre outros, nos processos de reescrita ou de tradução, assim como nas abordagens feministas ou pós-coloniais. Seja como for, nestas múltiplas facetas das mobilidades literárias, as distintas variações dos transferstornam premente uma compreensão alargada da literatura enquanto representação de uma realidade em constante transformação.  

O Congresso Internacional “Perpetuum mobile: trânsitos literários, culturais e linguísticos” inscreve-se no quadro desta vasta reflexão, pretendendo abrir a discussão a diferentes perspetivações de natureza linguística e cultural, para além das aproximações literárias. Esta abertura disciplinar procura, aliás, incentivar os entrecruzamentos disciplinares, tanto mais que as noções de “mobilidade” e de “trânsito” se apresentam, neste contexto específico, como tópicos transversais das Humanidades. 

Principais tópicos

  1. Cenários literários da mobilidade: viagem, migração, diáspora, êxodo, exílio, colonização, transculturação, turismo, peregrinação, flânerie.
  2. Figurações e configurações do sujeito nómada: migrante, refugiado, turista, vagabundo, explorador, peregrino.
  3. Representações ficcionais da deslocação e do transporte: jornada, expedição, travessia, mobilidade rodoviária, ferroviária e aérea.
  4. Mobilidade e (sub)géneros (para)literários: epopeia, relatos de viagem, romance picaresco, romance de aventuras, road novelBildungsroman, travelogue.
  5. Mobilidades (trans)textuais: transfers, reescritas, adaptações, relações transficcionais.
  6. Mobilidade e língua(s) literária(s): hibridismo, bilinguismo, crioulização.
  7. Mobilidade e espacialidades: geocrítica, geopoética, cartografia literária.
  8. Mobilidade e hiperrealidade: viagens imaginárias, alegóricas, virtuais.
  9. Literatura entre artes: intermodalidades.
  10. Cartografias da identidade, construções e delimitações identitárias
  11. As Indústrias Culturais em transição: novos modelos de criação, novos modelos de financiamento, novos modelos de alcançar os públicos
  12. Interculturalidade, língua e mediação intercultural 
  13. Crise da identidade moderna e subjetividade contemporânea: metamorfoses nas conceções de identidade e de sujeito.
  14. Pós-colonialismo, globalização e interculturalidade: desafios da cultura-mundo.
  15. Cultura do software e inteligência artificial: a dimensão sociotécnica dos algoritmos e seus impactos culturais.
  16. Migrações e políticas linguísticas
  17. Práticas e dimensões do transliguismo em contexto multilingue
  18. Variação linguística
  19. Tradução e transcriação
  20. Tradução e tecnologias disruptivas

Prazos

Envio de propostas: até 15 de abril 2024
Notificação dos autores: até 15 de maio de 2024
Inscrição com comunicação: entre 20 de maio e 15 de junho de 2024
Inscrição sem comunicação: entre 20 de maio e 15 de junho de 2024
 

Contactos

Endereço de email: dlc-perpetuummobile@ua.pt
Website: http://perpertuummobile.web.ua.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas