Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Congresso Internacional O Barranquenho: ponte entre línguas e culturas. Passado, presente e futuro

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Língua, Linguística

O Congresso Internacional O Barranquenho: ponte entre línguas e culturas. Passado, presente e futuro, reunirá em Barrancos (Alentejo/Portugal), no dia 2 de junho de 2017, especialistas nacionais e estrangeiros no falar barranquenho e em contacto entre línguas. 

O primeiro estudo sobre o Barranquenho - Filologia Barranquenha -  deve-se a José Leite de Vasconcelos. Entre os estudiosos atuais desta língua de contacto contam-se María Victoria Navas, Universidade Complutense de Madrid/CLUL, Patrícia Amaral (Universidade de Indiana, EUA), Vítor Correia (CIDEHUS/FCT/Universidade de Évora).

Será a primeira vez que, em Barrancos, se realizará um congresso com o objetivo de promover um balanço do estado do conhecimento em torno do Barranquenho e de propor medidas de política linguística com vista à sua valorização.

A Cátedra UNESCO é uma das promotoras desta iniciativa e representada pelos seus colaboradores Maria Filomena Gonçalves e Ana Paula Banza, assim como o titular Filipe Themudo Barata

Organização: CIDEHUS-UÉ/FCT; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; Universidade Complutense de Madrid; Cátedra UNESCO "Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Interligar Patrimónios"; FRONTESPO.
 
Programa completo em anexo

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas