Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Congressos

Congresso Internacional Multidisciplinar Império e Turismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, História, Turismo

O Centro de Humanidades (CHAM), o Instituto de História Contemporânea (IHC) e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), divulgam a chamada de trabalhos para a participação no Congresso Internacional Multidisciplinar Império e Turismo, que se realizará em abril de 2019 em Lisboa.

O Congresso Internacional Multidisciplinar Império e Turismo parte da necessidade de refletir sobre o modo como a deslocação entre a metrópole e as ex-colónias inspirou o desenvolvimento de um turismo colonial que se desenvolveu em múltiplas e distintas vertentes. É que a “Era dos Impérios” foi a impulsionadora incontornável do desenvolvimento do turismo passando de um fenómeno maioritariamente europeu para um global. Esta questão relaciona-se igualmente com o tema das Fronteiras não só físicas mas também ideológicas uma vez que a Viagem Colonial se interligou com o Poder imperial instituído, pretendendo-se agora revisita-lo à luz dos estudos pós-coloniais de que a época atual é herdeira. Partindo da crescente visibilidade do tema a nível internacional, e enquadrando-se o programa numa matriz sedimentada na História da Arte Contemporânea que tem em conta as especificidades da cultura nacional, propõe-se refletir sobre a triangulação Viagem – Turismo Colonial – Cultura, feita não só a partir do contexto geo-político europeu mas igualmente de perspetivas de uma mundivência autoral.

O prazo para envio de propostas de comunicação (em inglês ou português) encontra-se aberto até ao dia 1 de agosto de 2018.

Confira a chamada em anexo para mais informações.

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas