Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Congresso Internacional Imaginários Digitais do Sul - Cinema Latino-americano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Cinema, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, Migrações

O Congresso Internacional Imaginários Digitais do Sul: Histórias de Pertencimento e desenraizamento no cinema Latino-Americano acontece de 18 a 20 de outubro de 2017 na Universidade Carlos III de Madrid / Casa de América. Os investigadores interessados devem enviar um título e uma proposta de comunicação antes de 28 de Maio. Os trabalhos podem estar em Espanhol, Português ou Inglês.

Eixo Temático

Nos últimos vinte anos e coincidiu, não por acaso, com a disseminação da digitalização dos processos de produção, circulação e consumo de filme, vimos como os cinemas latino-americanos foram imersos em transformações profundas que afetam tanto os países com maior tradição cinematográfica como os outros que, por várias razões, não desenvolveram uma história no cinema ao longo do século XX. Rapidamente o analógico foi sendo substituído pelo digital e estabeleceu um novo panorama que, em geral, realizou-se de todas as áreas (institucionais, críticos e acadêmicos). O momento, no entanto, coincide com uma generalização óbvia das políticas nacionais e transnacionais neoconservadores que, longe de apostar pela diversidade, têm mostrado uma brecha digital cada vez mais gritante entre conectados e desconectado (nas palavras de Nestor Garcia Canclini ); uma lacuna que também experimentada por aqueles que, mesmo conectados, ocupam posições subalternas.

A aceleração do processo também resultou em aumento da mobilidade que se manifesta no deslocamento geográfico de profissionais do cinema e da emergência de novos modelos narrativos que visualizam as questões de pertencimento e desenraizamento que emergem da experiência de deslocamento . As indústrias de cinema no Sul global e, mais especificamente, os cinemas latino-americanos, têm participado ativamente no processo,e adquirindo um papel importante, tanto do ponto de vista dos modelos narrativos e estéticos quanto no que diz respeito às formas de produção, circulação e consumo.

Em continuidade com a pesquisa desenvolvida, o projeto de investigação "Las relaciones transnacionales en el cine digital hispanoamericano: los ejes de España, México y Argentina” (CSO2014-52750-P) convida a comunidade de pesquisa a apresentar propostas para a comunicação em torno das seguintes áreas de trabalho:

  •     Representações de migração, deslocamento, exílio e diáspora.
  •     Fluxo de cultural, econômico e humano no processo de produção de filmes e de capital circulação.
  •     Reconfiguração no novo século de marcos nacionais, regionais e transnacionais na América Latina.
  •     Políticas públicas para promover a produção cinematográfica regional
  •     Hibridação e Identidade em narrativas de colonização, independência e processos revolucionários.
  •     Ativismo e práticas digitais.
  •     Gêneros, autores e estrelas.
  •     Culturas cinematográficas e cinefilia: festivais, publicações e plataformas digitais.
  •     Cinemas menores: Indígena, Ativista e experimental.
  •     Problemas históricos, teóricos e metodológicos do cinema Americano, Hispânico, Ibérico e Latino.

Mais informações no arquivo em anexo (em inglês) e na página da Universidade Carlos III.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas