Domingo, 20 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Congresso Internacional Gomes Freire de Andrade - O homem e o seu tempo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Brasileiros, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Luso-Brasileiros, Estudos Luso-Hispânicos, Estudos Portugueses, História, Portugal 2020

O Congresso Internacional Gomes Freire de Andrade - O homem e o seu tempo acontece nos dias 11 e 12 de outubro, em Lisboa. Organizado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), em colaboração com a Direção de História e Cultura Militar, o Colóquio contribuirá para debater a crise dos impérios ibéricos no dealbar de Oitocentos e a emergência dos liberalismos e a politização das sociedades ibero-americanas. Os investigadores interessados em contribuir com trabalhos têm até 1º de setembro de 2017.

Eixo Temático

Em 2017, celebrando-se o bicentenário de três momentos marcantes da história de Portugal, de Espanha, do Brasil e do mundo ibero-americano, a chamada «Revolução de 1817», em Pernambuco, a «conspiração» do general Gomes Freire de Andrade, contra a tutela britânica, em Portugal, e o falhado pronunciamento liberal do general Luis Lacy y Gauthier, na Catalunha, a favor da Constituição de 1812.

O colóquio organizar-se-á em torno dos eixos temáticos:

  • Revoltas e revoluções no mundo atlântico
  • Guerras e exércitos no final do Antigo Regime
  • Cultura política, redes e espaços de sociabilidade
  • Instituições e reformismo

Mais informações na página do Congresso Internacional Gomes Freire de Andrade.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas