Sábado, 20 de Abril de 2024

Congresso Internacional Fidelino de Figueiredo: Filosofia e Literatura

Início: Fim: Países: Portugal

Filosofia, Literatura, Eventos

Na sequência do Congresso Internacional de Língua Portuguesa: Filosofia e Poesia, iniciado no Brasil (Universidade de São Paulo, 9-12 de dezembro de 2014) e concretizado em Portugal (Universidade do Porto, 13-14 de abril de 2015, e Universidade Nova de Lisboa, 15 de abril), que mereceu o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o grupo de Investigação «Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal», em parceria com a Cátedra Fidelino de Figueiredo do Instituto Camões, sediada na Universidade do Estado da Baía, promovem o projeto «Um Homem Na Sua Humanidade» ― Congresso Internacional Fidelino de Figueiredo: Filosofia e Literatura (2015-2016).

Confira em anexo o Programa e a Ficha de inscrição.

Cronograma

‣ Faculdade de Letras da Universidade do Porto: 12-13 de outubro de 2015
‣ Faculdade de Letras da Universidade Lisboa/ Biblioteca Nacional de Portugal: 14-15 de outubro de 2015
‣ Instituto Camões: 16 de outubro de 2015
‣ Universidade de São Paulo: 14-15 de março de 2016
‣ Universidade do Estado da Baía: 17 de março de 2016

Organização

Portugal: Celeste Natário (IF-UP), Maria Luísa Malato (ILCML-UP) Paulo Borges (CFUL) e Renato Epifânio (IF-UP)
Brasil: Rita Aparecida Coelho dos Santos (Cátedra Fidelino de Figueiredo), Paulo Motta Oliveira, Helder Garmes, Annie Gisele Fernandes e Duarte Drumond Braga (USP).

Entidades

Entidades Organizadoras: RG “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto / Associação Portuguesa de Literatura Comparada / Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Cátedra Fidelino de Figueiredo (Universidade do Estado da Baía) / USP: Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa; CELP: Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa)

Entidades Parceiras: Universidade Nova de Lisboa (IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional) / Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto: Centro de Estudos do pensamento português) / Universidade de Aveiro (Programa Doutoral em Estudos Culturais) / Universidade de Coimbra (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação) / Universidade do Minho (Centro de Estudos Humanísticos) / Universidade de Lisboa (CLEPUL) / Sociedade Histórica da Independência da Portugal (Instituto Fernando Pessoa) / RG “Philosophy and Public Space”, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto / RG “Filosofia da Educação e Contemporaneidade”, do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto / SOFELP: Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa/ Instituto de Filosofia Luso-Brasileira / Instituto Camões/ Biblioteca Nacional de Portugal / Universidade Federal Fluminense (Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana) / Universidade Federal de Sergipe / Universidade Federal da Bahia / UNESP: Universidade do Estado de São Paulo

Mais informações: http://fidelinodefigueiredo.blogspot.pt/