Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018
Congressos

Congresso Internacional Judeus e Cristãos Novos na Lusofonia

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para trabalhos

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa irá acolher o Congresso Internacional dos Judeus e Cristãos Novos na Lusofonia - Lisboa JCNL 2015, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2015.
 
Em Dezembro de 1496, o rei D. Manuel assina o Édito de Expulsão dos judeus de Portugal, após séculos de convivência ora pacífica, ora atribulada no seio da cristandade. Este édito seria um dos grandes motores da dispersão pelo mundo dos judeus que não se converteram ao cristianismo em Portugal e que foram, assim, obrigados a rumar para outros destinos. Cristãos-novos e por vezes judeus encontrariam em alguns dos espaços ocupados pelos portugueses formas diversas, específicas, híbridas e criativas de perpetuar a sua identidade judaica. Este congresso propõe-se reunir investigadores que tenham feito pesquisas relativamente a esta presença de judeus e de cristãos-novos em territórios lusófonos, e sobre judeus que com eles interagiram. Corridos mais de 500 anos da expulsão dos judeus de Portugal, é certo que persistem comunidades judaicas com alguma ligação à matriz portuguesa ou que restam testemunhos dessa presença no passado, nas várias dimensões da cultura, da história, da língua, do património ou das práticas sociais. Serão, por isso, bem acolhidos todos os contributos que permitam consolidar e incrementar o conhecimento científico, seja na área dos estudos judaicos, seja dos estudos culturais, seja das ciências sociais e humanas, acerca deste novo tema dos Judeus na Lusofonia.
 
Chamada para trabalhos
 
Temas a abranger:
 

  • História Medieval, Moderna e Contemporânea da presença de judeus e conversos nos espaços do Mundo Lusófono;


  • Antropologia; Sociologia; Etnomusicologia; Género; Estudos Culturais;


  • Filosofia, Religião e Mística;


  • Literatura Medieval, Moderna e Contemporânea de judeus, conversos e temas judaicos relacionados com a Lusofonia;


  • Antisemitismo; Colonialismo, Pós-colonialismo; Transculturalidades e Transtextualidades;


  • Circulação e Migrações;


  • Património cultural material e imaterial dos judeus e conversos nos espaços do Mundo Lusófono, nos períodos Medieval, Moderno e Contemporâneo.


  •  
    Estes tópicos de apresentação reportam-se à presença de judeus e conversos no Mundo Lusófono ou com estes diretamente relacionados.
     
    Os painéis serão organizados em função das propostas recebidas.
     
    Envie o título, nome, afiliação, resumo (até 500 palavras) e 4 palavras-chave, em português ou inglês para: judeuslusofonia@iscsp.ulisboa.pt
     
    Prazo limite de aceitação dos resumos: 23 de dezembro de 2014
     
    Comité Executivo
     
    Marina Pignatelli
    José Alberto Tavim
     
    Mais informações: http://www.judeuslusofonia.com/

    Informação relacionada

    Enviar Informação

    Mapa de visitas