Sexta-feira, 29 de Março de 2024

I Congresso Internacional Arte e Género?

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura, Arte

O Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa organizam o I Congresso Internacional Arte e Género?

Desde os anos 90 que o campo emergente dos estudos de Género se encontra em expansão. O termo Género surgiu no final da década de 70 e teve origem no Feminismo, afirmando-se como uma construção social e cultural de atributos definidores do homem e da mulher surgindo como uma categoria de análise basilar numa perspectiva relacional.

As Artes têm vindo a explorar esta categoria de formas muito diversas ao interrogarem e exporem padrões culturais de diferença sexual, mas também temáticas que abordam o multiculturalismo, as faixas etárias, os grupos sociais, entre outras temáticas de incidência identitária.

Este Congresso, que se pretende multidisciplinar, não deseja fazer qualquer apologia ideológica, razão que também se expressa no ponto de interrogação que se coloca no título. Tem sim como objetivo pôr em comum um conjunto amplo de estudos e práticas sobre Arte e Género, promovendo o diálogo entre investigadores de origens diversas (geográficas, de formação, expressão, entre outras), estimulando a reflexão e o debate intercultural através da sua contextualização conceptual e iconográfica, da Antiguidade à Contemporaneidade.

Abarcando diversas áreas artísticas e científicas e apresentando em paralelo um conjunto de atividades culturais (concertos, tardes de poesia, etc.), este Congresso ambiciona expor o estado da questão quanto aos estudos de Género no campo artístico, criando uma oportunidade de encontro e discussão de um modo tão alargado quanto possível. Faz parte da natureza deste Congresso, cujo enfoque primordial são as Artes Visuais e Performativas, a comunicação clara e direta das ideias.

Oradoras convidadas

Camille Morineau (Curadora da exposição elles@centrepompidou, artistes femmes dans les collections, 2009, curadora free lancer)
Nancy G. Heller (The University of Arts, Philadelphia, Pennsylvania)

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN / FUNDAÇÃO ARPAD SZENES VIEIRA DA SILVA
22 - 24 OUTUBRO 2014

As inscrições encontram-se abertas. Para efetuar a sua, descarregue o Formulário de Inscrição e envie-o, juntamente com o comprovativo de pagamento, para o e-mail art.gender.congress@gmail.com.

Mais informações: http://firstartgendercongress.weebly.com