Segunda-feira, 19 de Novembro de 2018
Congressos

Congresso Internacional «A Hidráulica em Edifícios Monumentais»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquitetura, Chamada para trabalhos, História, História de Arte

Call for Papers
Congresso Internacional «A Hidráulica em Edifícios Monumentais»
Mosteiro da Batalha, 22 e 23 de fevereiro de 2019

 

O sistema hidráulico é um subsistema arquitetónico que só pode ser compreendido atendendo à constituição dual da sua estrutura: a que se situa ao nível do solo, referente à água potável (subsistema hidráulico inferior); e a que concerne às águas pluviais (subsistema hidráulico superior).

Ambos implicam aspetos de importância capital para o funcionamento de qualquer edifício: captação, distribuição e evacuação das águas.

Na última década foram realizados trabalhos de investigação sobre a componente hidráulica da arquitetura histórica monumental, religiosa e civil, considerando as questões técnicas e as de caráter artístico, não só em Portugal, como também na Europa.
 
Reconhecendo a importância destas novas pesquisas, foi criado o Gabinete de História, Arte e Cultura da Água, integrado no CLEPUL — Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa.
 
Este Gabinete tem como principal objetivo promover estudos e atividades de extensão dedicados à hidráulica na arquitetura histórica.
 
Neste sentido, o Mosteiro da Batalha foi recentemente alvo de uma investigação inovadora que compreendeu o levantamento fotográfico e de dados concernentes a cada uma das suas gárgulas, atendendo, entre outros fatores, às dimensões construtivas e iconográficas.
 
A informação recolhida permitiu produzir um corpus das gárgulas do edifício, que se oferece como matéria para a realização de novos planos de intervenção, conservação e musealização do monumento.
 
Convidam-se todos os investigadores que tenham desenvolvido estudos no âmbito da hidráulica, ou especificamente sobre gárgulas, a apresentar propostas de comunicações nas áreas disciplinares da História da Arte, História da Arquitetura, História e Teoria do Restauro e da Conservação, Iconografia e Iconologia.
 
As propostas, compostas por resumo da comunicação (cerca de 400 palavras) e uma súmula curricular (cerca de 200 palavras) devem ser enviadas para: congressobatalha@gmail.com
 
O prazo para a submissão de propostas de comunicações termina a 30 de novembro de 2018.
 
Para mais informações consulte os documento em anexo ou o site https://congressobatalha.wixsite.com/home

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas