Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Congresso Escravidão e mestiçagens | Convénio UFMG-Universidad de Sevilla

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Espanha

Eventos, História

O Congresso Escravidão e mestiçagens, sob o tópico "De que estamos falando? Antigos conceitos e modernos anacronismos" é atividade prevista no Convénio de Cooperação entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidad de Sevilla sobre "Escravidão, tráfico e mestiçagens na Ibero-América, em perspetiva comparada".
 
O evento acontecerá em Belo Horizonte, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, de 5 a 8 de outubro de 2015.
 
Período de inscrições para ouvintes: até 30 de setembro de 2015 no Site de inscrições.
 
O evento será dedicado às definições que no passado foram empregadas para se nomear, se hierarquizar, se compreender, se qualificar, se explicar e se colocar em prática a escravidão e as mesclas ou misturas (como se dizia até o início do século XIX), bem como toda a sua diversidade, complexidade e polissemia, além de nos dedicarmos à história de apropriações e ressignificações produzida em torno dos conceitos.
 
Além dos conceitos básicos que nortearão o encontro – escravo, escravidão, mestiço e mesclas –, todos eles comummente usados e registados no extenso conjunto de fontes existente, outros a eles associados (libertos, livres, puros, gentio, bárbaro, negro, índio, raça, casta, qualidade, condição, nação, etc...) serão analisados e problematizados pelos pesquisadores participantes. Interessa-nos saber mais e melhor sobre a circulação destas definições nos mundos ibéricos, sobre as similitudes e as diferenças encontradas nas fontes existentes em nossos arquivos, museus e bibliotecas, e sobre a trajetória histórica dos mesmos, muitos dos quais chegaram até nós.
 
O Congresso pretende problematizar a história da “escravidão e das mestiçagens” ocorridas nos mundos ibéricos, entre a época medieval e o século XIX, abordando continuidades e ruturas e elaborando análises historiográficas em perspetiva comparada.
 
Confira aqui a programação completa e mais informações no Site do evento.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas