Sábado, 18 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura, Arte, História, Educação, Ciências Humanas, Género

O Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII) acontece de 4 a 6 de setembro de 2017, em São Paulo. O evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, terá como tema “As Luzes e o Brasil”.

A programação completa pode ser vista no caderno de resumos do evento (na página 111). O congresso é aberto ao público em geral, sem taxa de inscrição. Os ouvintes que assinarem as listas de presença terão direito a certificado.

Inscrição para ouvintes
Acesse a página http://filosofia.fflch.usp.br/node/1010 e clique em "Inscrições para o evento"; envie seu nome e e-mail para ter direito ao certificado de ouvinte. Não se esqueça de assinar as listas de presença durante o congresso.

As salas do evento serão no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH-USP, av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Professores convidados

  • Lise ANDRIES, professora da Université Paris 4, atual presidente da SIEDS;
  • Sébastien CHARLES, doyen e professor da Université du Quebec à Trois Rivières ;
  • Michel DELON, professor da Université Paris 4, vice-presidente da SIEDS;
  • Clorinda DONATO, professora da California State University, Long Beach, EUA; 
  • Alberto POSTIGLIOLA, professor da Università di Napoli Orientale;
  • Stéphane PUJOL, professor da Université Paris-Nanterre. 

A ABES XVIII foi constituída em 2014 e formalmente registrada em 2016, a partir do convite e do apoio do Comitê Executivo da Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle. A associação tem como objetivo reunir pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento interessados no pensamento, na cultura e na história do século XVIII europeu, latino-americano e brasileiro.

No evento será feito um balanço dos estudos de pesquisadores brasileiros sobre o século XVIII, na filosofia, na história, na literatura, na história das ciências, das artes e da educação, bem como em outras áreas das humanidades.

O Congresso acolhe trabalhos sobre a questão das mulheres no século XVIII. Estes têm como objeto tanto a produção literária e filosófica das escritoras da época, quanto a questão do alcance e dos limites do pensamento do século em relação a questões de gênero. Haverá também espaço para estudos sobre autores do século XX e XXI que se dedicaram ao exame do legado das Luzes, tais como Hannah Arendt, Adorno e Horkheimer, Foucault, Derrida, Koselleck e outros, cujos trabalhos permitiram medir a relevância e as implicações do pensamento iluminista na cultura e na história do Ocidente.

Mais informações na página da Abes 18 e através do e-mail congressoabes18@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas