Domingo, 28 de Abril de 2024

Meio Século depois de Abril. A Revolução no Espaço Atlântico
23.10.2024 a 25.10.2024

Universidade dos Açores

Celebrar o 50.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 significa evocar um marcante movimento e processo de viragem na História de Portugal. Abriu-se o caminho para a democracia, para o desenvolvimento e a descolonização. Os arquipélagos atlânticos transformaram-se em regiões autónomas e o país almejou e conquistou um lugar na União Europeia. A sociedade portuguesa modernizou-se, a educação progrediu e tornou-se universal, a par de uma maior oferta e diversidade no campo cultural. Abril mudou as estruturas de pensamento, cunhou novas mentalidades e as gerações que integram e compõem o Portugal contemporâneo. Cinco décadas depois, são múltiplas as razões para comemorar as conquistas de Abril para reflectir e debater o presente e perspectivar o futuro. Abril ontem, hoje e amanhã é o mote deste congresso que incidirá sobre o todo nacional, com relevo para os arquipélagos e ainda para as repercussões da Revolução dos Cravos na Europa e no Mundo Atlântico.

Comissão Organizadora

Ana Cristina Gil (CHAM Açores)
Ana Paula Pires (HTC – CFE FCSH-NOVA)
Ivo Veiga (HTC – CFE FCSH-NOVA)
Josélia Fonseca (CHAM Açores)
Susana Serpa Silva (CHAM Açores)

Organização
CHAM Açores

Call for Papers: 15 de fevereiro a 31 de março.

Toda a informação no site do CHAM.