Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Congresso CALAC / ACELC 2015: Pan-americanismos críticos

Início: Fim: Países: Canadá, Costa Rica

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

A Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e de Caribe (ACELC), a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Costa Rica e a Faculdade Latino-Americana das Ciências Sociais (FLACSO) promovem o Congresso ACELC 2015: Pan-americanismos críticos – solidariedades, resistências, territórios; a ser realizado na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Costa Rica, San José, Costa Rica, entre 8 e 10 de julho de 2015.

O Congresso de San José, a ser realizado no território indígena do povo Huetar, convida pesquisadores, académicos, artistas, escritores e organizações sociais para analisar as realidades dos pan-americanismos reais e a sonhar sobre um pan-americanismo social, económico e político mais inclusivo, a refletir sobre as relações entre o Canadá e América Latina e do Caribe, a divulgar propostas sobre soberania alimentar, proteção ambiental, trabalho comunitário, economia social, a proteção da biodiversidade e do conhecimento local, além de outros temas. Propostas de painéis, apresentações individuais, mesas redondas ou cartazes deverão ser enviadas até o dia 27 de fevereiro de 2015. As propostas podem ser enviadas em espanhol, inglês, francês ou português.

Os participantes estão convidados a escolher entre os seguintes eixos temáticos para enviar propostas individuais ou painéis:

• Estudos internacionais: pan-americanismos críticos, segurança, paz e conflito, migrações, diásporas, cooperação e cidadania.
• História, processos e construção de memória. Incluindo literatura, o cinema, a vida quotidiana e os meios de comunicação em massa.
• Construção de Identidades e diversidade: género e sexualidade, etnicidade, indigeneidade, religiosidade, classe e nacionalismo.
• Sociedade, economia e desenvolvimento: movimentos sociais e sociedade civil, meio ambiente, política, economia e sociedade.

Apesar da filiação à ACELC não ser obrigatória para enviar propostas, todos os participantes selecionados devem ser sócios da ACELC para participar do Congresso. (www.can-latam.org/pt-br/membership). Todos os participantes devem 1) pagar sua afiliação e 2) inscrever-se no Congresso até 1º de maio, no mais tardar, para aparecer no programa. A ACELC oferece desconto para inscrições antecipadas.

Visite: http://www.can-latam.org/pt-br/congress/2015/panamericanismos-cr%C3%ADticos-%E2%80%93-solidariedades-resistencias-territorios para mais informações sobre a Associação, o Congresso e as instruções para se inscrever no evento.

CALAC / ACELC 2015
Pan-americanismos críticos: solidariedades, resistências, territórios
Canadian Association for Latin American and Caribbean Studies
Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e do Caribe
8 a 10 de julho de 2015
Universidade de Costa Rica, San José, Costa Rica

Organizadores

Em 2015, o Congresso será organizado por uma colaboração tripartida entre a FLACSO, representada pela Secretaria Geral e a Sede Costa Rica, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Costa Rica, representada por Francisco Enríquez Solano, e ACELC, representada por Jessica Stites Mor.

A ACELC difunde e promove o conhecimento de e sobre a América Latina e o Caribe assim como suas diásporas através de redes e parcerias no Canadá. A Associação reúne académicos, estudantes de pós-graduação, organizações sociais e ativistas oferecendo-lhes um espaço de reflexão e discussão, principalmente por meio do Congresso e do Jornal Canadense de Estudos da América Latina e do Caribe (www.can-latam.org/pt-br).

A Universidade da Costa Rica (Universidad de Costa Rica ou UCR), uma instituição autónoma de ensino superior, consiste de uma comunidade de professores, alunos e funcionários administrativos dedicada ao ensino, pesquisa, ação social, o estudo, a meditação, a criação artística e a difusão do conhecimento (www.ucr.ac.cr).

A FLACSO é uma organização internacional dedicada à pós-graduação e à pesquisa em sociedades latino-americanas. É constituída por 18 Estados-Membros e atualmente realiza atividades académicas em 13 países da América Latina e do Caribe (www.flacso.org).