Domingo, 22 de Outubro de 2017

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Conferência Subjetividades Escravas no Mundo Ibérico (Do século XV ao XX)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, Religião, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Luso-Afro-Brasileiros

A Conferência Slave subjectivities in the Iberian Worlds (15th- 20th centuries) acontece nos dias 2 e 3 de julho de 2018 na Universidade de Lisboa (UL). Organizado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS.UL) procurará fertilizar o estudo das experiências dos escravizados como fenômeno histórico nas diferentes geografias e temporalidades do colonialismo ibérico, comparando-o com outros colonialismos e imperialismos (europeus e outros). Os investigadores interessados em participar com trabalhos têm até 31 de outubro de 2017.

Eixo Temático

"Eu fui um escravo, sinto o que um escravo sente e sei o que um escravo conhece ... escute de um escravo o que um escravo sentiu e sofreu", escreveu Mary Prince em 1831, descrevendo o que era ser Escravizado. Prince não era o único antigo escravo para contar suas experiências, entre 1760 e 1860, quando cerca de sessenta e cinco a setenta narrativas de primeira pessoa de ex-escravos foram publicadas na América do Norte ou na Inglaterra. Não surpreendentemente, essas narrativas dos escravizados são considerados locais privilegiados (embora não os únicos) para investigar as subjetividades dos escravos, isto é, a consciência dos ex-escravos de suas condições - nas palavras de Frederick Douglas, em 1845, "minha condição miserável , Sem o remédio ". Essas narrativas - algumas delas que representam a escravidão como instituição benigna -, bem como entrevistas de ex-escravos e seus descendentes, foram janelas para acessar as subjetividades dos escravos, atraindo atenção académica nas últimas décadas. Esses textos forneceram material crucial para a compreensão de crenças religiosas, mundos afetivos, visões de mundo, modos de resistência, experiências quotidianas, memórias pós-escravidão, especialmente para o estudioso que trabalha na escravidão do Caribe e da América, onde a maioria desses documentos foi produzido. Esse processo converteu as experiências privadas dos escravizados na memória pública.

O foco acadêmico que marca o estudo das experiências dos escravizados no Atlântico Norte não obtém, no entanto, nos mundos ibéricos, ou seja, as regiões e sociedades transcontinentais que se encontravam sob a dominação política e / ou cultural ibérica do 15º ao 20º. Séculos, e que, desde o século XIX, experimentaram uma condição pós-colonial. Uma das razões que explica essa falta é a raridade de contas de primeira pessoa pelos escravizados, sejam narrativas ou entrevistas. Essa ausência se relaciona com as culturas políticas e as estruturas culturais que caracterizaram a Ibéria e as formas de colonização produzidas? Quais são as diferenças entre as experiências daqueles sob a hegemonia portuguesa e espanhola? Como essa discussão sobre a subjetividade dos escravizados no contexto ibérico nos ajuda a comparar experiências dentro e além do mundo ibérico?

Para este primeiro conjunto de questões, podemos adicionar um segundo: como os estudiosos que trabalham em formas ibéricas de escravidão, onde as narrativas de primeira pessoa dos escravos são raras, acessam suas experiências, pontos de vista e vozes? Como podemos acessar a memória dos escravizados? Quais são os "arquivos" e as fontes históricas que podem ser usadas para recuperar essas dimensões cruciais da história daqueles escravizados?

Desviando-se das abordagens clássicas para as experiências dos escravizados, como histórias tradicionais sobre revoltas de escravos ou experiências de escravos, como descrito em narrativas hegemônicas, subjetivações escravas no mundo ibérico (séculos XV-XX) visa abordar essas questões e discutir formas de Estudando "subjetividades de povos escravizados" nos mundos ibéricos. Consideramos as "subjetividades dos escravos" como uma noção heurística aberta, que tomamos como um caminho para entender as múltiplas formas através das quais as pessoas escravizadas se percebiam, individual e coletivamente, dentro das estruturas de escravização, incluindo a forma como eles gerenciaram estrategicamente seus aspectos políticos, culturais, sociais, E condição econômica como "escravos".

Gostaríamos de discutir questões como as percepções, sentimentos, sonhos, medos, memórias, crenças, estratégias, utopias e distopias, além de levar em conta as diferentes posições que os escravos poderiam ter, bem como suas auto-percepções de identidade No contexto do mundo ibérico.

Através da conferência, queremos nos abrir para a sensibilidade e a consciência dos escravizados, vendo esses processos históricos do ponto de vista dos escravos e as formas como eles entenderam e se definiram. Como tal, convidamos estudantes do colonialismo a abordar analiticamente essas múltiplas expressões de experiência de escravos, nos territórios ibéricos metropolitanos, coloniais e pós-coloniais, envolvendo-se com material empírico e explorações teóricas.

A conferência tem dois propósitos principais. Por um lado, procurará fertilizar o estudo das experiências dos escravizados como fenômeno histórico nas diferentes geografias e temporalidades do colonialismo ibérico, comparando-o com outros colonialismos e imperialismos (europeus e outros). Por outro lado, irá reavaliar o potencial e as limitações do estudo das experiências de escravos no mundo ibérico, convidando os estudiosos a pensar sobre as condições da produção do conhecimento e alternativas metodológicas criativas.

São especialmente bem-vindos trabalhos sobre:

  • Visões do mundo, crenças, sonhos e imaginação religiosa. Como os escravizados viram o mundo? Quais foram os seus entendimentos de transcendência e alteridade? O que eles entenderam por religião? Quais eram suas utopias e distopias?
  • Medos, ansiedades e práticas religiosas. A passagem do meio foi, no caso específico do escravidão do Atlântico, uma experiência traumática para os escravos, já que muitos deles morreram durante a viagem. É possível que acontecesse o mesmo com os escravos provenientes ou estabelecidos em outros territórios do mundo ibérico. Como os escravos lidaram com essa experiência? Como os sobreviventes lidam com a memória da passagem do meio? Quais foram as práticas que ajudaram os escravos a lidar com essas ansiedades? Qual foi o papel das instituições religiosas - especialmente católicas - como forma de lidar com essas e outras ansiedades?
  • Percepções do eu, afetividade, identidades sociais, hierarquias sociais internas. As narrativas escravizadas em língua inglesa revelam que os escravos frequentemente não viram sua identidade primária como a de "escravos". Como os escravizados se viram em diferentes contextos? Como eles interagiram com pessoas livres? Como as micro-sociedades dos escravos operaram? Como avaliar as hierarquias sociais internas nos grupos escravizados?
  • Formas de resistência escrava. Um tópico amplamente estudado, nesta conferência, gostaríamos de abordar a resistência e as revoltas dos escravizados, não dos seus resultados, mas de uma consideração da experiência e da consciência da resistência dos escravizados, tanto na vida cotidiana como também na violência Explosões.
  • Escravos libertados e trabalho forçado. Nosso objetivo é compreender as experiências dos escravos que foram libertados, mas continuou a viver como escravos, nomeadamente por estar envolvido em situações de trabalho forçado.

Mais informações através do e-mail subjectividadesescravas@gmail.com e na página da Casa Velazquez sobre a Conferência Subjetividades Escravas no Mundo Ibérico (Do século XV ao XX).

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