Sexta-feira, 22 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência STIS março 2017/ Grupo Texto Livre

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Workshops, Educação, Linguística, Literacia

STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do Semiotec
Mara Mansani e Damione Damito
Conferência dupla STIS | Março-2017
Dia 24 de março às 14 horas, na Sala de Conferências do STIS

​http://stis.textolivre.org/site/

O programa de conferências de abrangência internacional, Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS), são seminários mensais com o objetivo didático de discorrer sobre um tópico teórico de uma das áreas de atuação e pesquisa do grupo Texto Livre, visando um público interdisciplinar, como o próprio grupo. Esses seminários, assim como o Grupo Texto Livre, que o organiza, está vinculado à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil). 

LENGALENGA, HAICAIS E OUTRAS ESCRITAS: As práticas da produção de textos de autoria na alfabetização

(Profª Mara Mansani)

Resumo: Esse estudo tem como objetivo apresentar, explorar e discutir, boas práticas de produção de textos autorais no processo de alfabetização. Foram analisados projetos que exploram a escrita na alfabetização, o  desenvolvimento de práticas de “modelização para a escrita”, tendo como  base a teoria construtivista, a partir dos estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Nessa perspectiva, o educando sendo o protagonista do seu processo de aprendizagem, é tido muito mais que um sujeito que escreve, sendo então um sujeito escritor, capaz de expressar suas ideias, sentimentos ou necessidades, através de suas escritas autorais de qualidade. Entendemos que a adoção de boas práticas sistematizadas de produção textual contribuem de maneira eficaz na alfabetização dos educandos e na consolidação dos conhecimentos adquiridos.


​PODCAST PAPO DE PROFESSOR: A voz do professor no processo transformativo

(Damione Damito)

Resumo: O uso de podcasts na educação tem sido cada vez mais discutido, no entanto, o uso dessa mídia como ferramenta de formação continuada docente ainda é praticamente inexplorado. Dentro desta perspectiva, Prof Damione Damito demonstrará os passos para a criação de um podcast e compartilhará como o Podcast Papo de Professor tem sido utilizado com sucesso para essa finalidade além de falar sobre seus sucessos e insucessos nesse projeto que nasceu nas geladas terras da Finlândia.


Faça sua inscrição em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc58iz3Uu_CPNxHQNyv6tVCkRb_jsf8rdmA_GnPkwaoYShC9Q/viewform

Acesse a sala de conferências no endereço:
http://stis.textolivre.org/salaConferencias/

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas