Domingo, 23 de Setembro de 2018
Congressos

Conferência: “O primeiro livro: alguma poesia, algum poeta”, por Abel Barros Baptista | IEB - UC

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Literatura

Abel Barros Baptista fará, na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 11h, uma conferência no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de Coimbra, intitulada “O primeiro livro: alguma poesia, algum poeta”.

Nesta conferência propõe-se uma leitura de Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade, como tecido heterogéneo e por vezes marcado pelo conflito na relação com o modernismo brasileiro, a ideia de nacionalidade literária e a tradição poética. A conferência é a primeira de um ciclo que, ao longo do semestre, percorrerá vários aspetos da obra de Drummond, trazendo ainda ao IEB Joana Matos Frias (FLUP), Clara Rowland (FCSH-UNL) e Eduardo Jorge (Universidade de Zurique).

Abel Barros Baptista é a figura mais destacada dos estudos brasileiros em Portugal. Professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ensina literatura brasileira na sua Faculdade desde 1986. Aí se doutorou em 1996 com a tese Autobibliografias. Solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (Lisboa: Relógio d’Água, 1998; Campinas: Editora da Unicamp, 2003). A sua dissertação de mestrado em Estudos Literários Comparados, na mesma universidade, foi também dedicada a Machado de Assis: Em nome do Apelo do nome. Duas interrogações sobre Machado de Assis (Lisboa: Litoral, 1991; Campinas: Editora da Unicamp, 2003, edição revista, com o título A formação do nome). O conjunto do seu trabalho machadiano disperso e ainda um estudo inédito sobre Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado no volume Três emendas. Ensaios machadianos de propósito cosmopolita (Campinas: Editora da Unicamp, 2014). Na mesma Editora da Unicamp, publicou um conjunto de ensaios sobre literatura brasileira e o seu ensino em Portugal, O livro agreste. Ensaio de curso de literatura brasileira (2005).

Na sua actividade de divulgador da literatura brasileira em Portugal, além de numerosos cursos, conferências e participações em colóquios, destaca-se a direcção da colecção Curso breve de literatura brasileira, nos Livros Cotovia, 14 volumes publicados entre 2005 e 2007.

A conferência de Abel Barros Baptista integra-se na programação do Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa, cuja disciplina de Literatura Brasileira é este ano dedicada a Drummond. Mais informação sobre a conferência, aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas