Domingo, 28 de Abril de 2024

Conferência "O 25 de Abril entre Itália, Portugal e África" pelo Professor Vincenzo Russo

Início: Países: Itália, Portugal

Estudos Africanos, Estudos Portugueses, Literatura

Conferência O 25 de Abril entre Itália, Portugal e África pelo Professor Vincenzo Russo, organizada pelo Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, com a colaboração do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A conferência será realizada em português
Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024, às 18h00
Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Rua Rodrigues Sampaio, 113 – Lisboa
Entrada livre sujeita à lotação da sala

Nas décadas de 60 e 70, a Itália desempenhou um papel estratégico na solidariedade internacionalista tanto em relação às oposições anti-salazaristas como aos movimentos de libertação africanos. Uma vasta rede de grupos surgiram tendo o objetivo aparentemente “comum” de apoiar as lutas de libertação dos movimentos africanos contra o colonialismo português e a luta contra o Estado Novo. A solidariedade cultural realizada por intelectuais italianos/as (jornalistas, escritores/as, fotógrafos/as, tradutores/as) será o centro duma história triangular entre Itália, Portugal e a África em luta.

Vincenzo Russo é professor associado de Literatura Portuguesa e Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade de Milão, onde coordena a Cátedra António Lobo Antunes (Instituto Camões). Entre as suas obras mais recentes contam-se, em coautoria com R. Vecchi, A teoria gentil: o projeto e as práticas críticas de Ettore Finazzi-Agrò (2020) e La Letteratura Portoghese. I testi e le idee (2017). Em português, publicou também A Suspeita do Avesso. Barroco e neobarroco na poesia portuguesa contemporânea (2008). É tradutor de autores portugueses (Bocage, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, Eduardo Lourenço, António Ramos Rosa), brasileiros e africanos. De 2014 a 2021 foi Secretário Geral e Tesoureiro da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL).