Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Conferência internacional rádio con:vida

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Media, Música

A Universidade de Aveiro, o Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos Música e Dança (INET-MD) e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) têm o prazer de acolher a conferência internacional rádio con:vida, que terá lugar entre os dias 1 e 3 de julho de 2019 na Universidade de Aveiro. Call for papers aberta até 31 de janeiro de 2019.

Com o apoio da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação para Ciência e Tecnologia, da Rede de Museus Oliveira do Bairro, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e da Radiolândia, a conferência internacional rádio con:vida – que inclui também uma exposição – tem por objetivo colocar em diálogo os investigadores e os protagonistas envolvidos em diferentes experiências sobre rádio.

A rádio é aqui entendida como um espaço de arquivo, de partilha, de trânsitos, de sociabilidades e de afetos. Como mediadora na comunicação, ela adquire sentidos múltiplos para os indivíduos que com ela convivem sejam eles produtores, técnicos, músicos, arquivistas, museólogos, investigadores e, sobretudo, ouvintes. No caso do evento rádio con:vida todas as ações, sejam elas expositivas ou de debate, estão focalizadas para a importância da rádio como arquivo, da música no arquivo da rádio e, em especial, para o seu papel nos itinerários globais das rádios em língua portuguesa.

Assim, prevê-se que o conceito de arquivo associado à rádio fecunde diferentes núcleos expositivos e painéis de discussão, a saber: o arquivo biográfico (expondo histórias de vida construídas através da relação individual com a rádio); o arquivo colonial(marcado pela presença de uma cartografia pós-colonial de rádios em língua portuguesa); o arquivo da saudade (protagonizado pelo imenso picotado de comunidades migrantes portuguesas espalhadas pelo mundo), o arquivo  estético (se entendermos a rádio como um mediador no acesso a diferentes tipos de músicas e de saberes sobre elas), o arquivo tecnológico ( enquanto lugar mágico de sofisticação nos processo de transformação do longe em perto) e os arquivos da rádio. Estes núcleos da exposição estarão representados no espaço de debate com mesas de discussão submetidas aos mesmos temas.

Para isso contaremos com a presença de vários convidados provenientes sobretudo de rádios associadas à língua portuguesa, autores de programas icónicos ou históricos, e ainda investigadores que se propõem apresentar comunicações originais sobre os mesmos temas. Para além disso, prevê-se a realização de grupos de trabalho associados a cada um destes núcleos.

call for papers está aberta até 31 de janeiro de 2019. Para mais informações, consultar rádio con:vida

+ info: radioconvida.web.ua.pt/