Terça-feira, 19 de Março de 2024

Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana ― ICMHM’16

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Música, Arte, Ciências Humanas e Sociais, Chamada para trabalhos

A Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana (ICMHM’16) promove perspetivas científicas e performativas diversas e realiza-se na FCSH/NOVA em Lisboa, no centro da cidade, entre 7 e 9 de junho de 2016, sob o mote: Redefinindo Comunidade em Contexto Intercultural.

Apresentação

A Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana (ICMHM’16), uma iniciativa de organização conjunta entre o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA) e a Academia da Força Aérea Henri Coanda da Roménia, em Brasov, insere-se na série de Conferências Redefining Community in Intercultural Context (Brasov, Roménia).

A ICMHM'16 propõe reflexões teóricas e aplicadas, exposição de boas práticas, críticas e propostas em educação artística, experiência intercultural e entendimento de cidadania; discussões e experiências sobre composição, produção e receção musical; e interpretações várias de relacionamentos entre música e gestão cultural e educacional em três tópicos teóricos, não se limitando a eles, a partir de relações entre música e mobilidade humana:

1. Cultura, identidade e globalização;

2. Performance musical e migração;

3. Mercado internacional e contacto de culturas através da música.

A ICMHM’16 propõe workshops em áreas performativas como música vocal, instrumental e dança / expressão corporal.

Submissão de propostas

A ICMHM'16 acolhe participação em cinco formatos diferentes:

Comunicações: num máximo de 30 minutos por cada proposta (20’ para apresentação e 10’ para discussão);

Painéis: num máximo de 90 minutos (proponente e 2 participantes com 20’ para apresentação e 10’ para discussão);

Mesas Redondas: num máximo de 60 minutos (proponente/moderador mais 3 participantes);

Workshops: 60' ou 90' (expressão vocal, instrumental e corporal/dança);

Posters: 80 cm de largura por 100 cm de altura.

São bem vindas perspetivas variadas e multidisciplinares incluindo diversidade de abordagens científicas e performativas, diversidade estilística (música erudita, ligeira, etc.), mediação local e global, hegemonia e poder, cultura e património material e imaterial, indústrias musicais e tecnologias, e casos particulares baseados em artistas, países, detalhes musicais e categorias/géneros musicais.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 21 de março de 2016.

Mais informações no site do evento: http://www.icmhm16.org/