Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Conferência Internacional «Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Africanos, Estudos Culturais, Literatura

Pensada para constituir-se como um espaço de reflexão, investigação e debate, um espaço privilegiado de diálogo em prol da investigação científica e cultural, a Conferência Internacional sobre Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa realizar-se-á no Instituto de Ciências da Educação de Luanda –(ISCED-LUANDA) entre 27 e 28 de Novembro de 2019.

Ao longo da história, o homem tem-se servido de diversos meios para promover e desenvolver o conhecimento, encontrando-se as línguas, as artes e a literatura oral e escrita entre os principais elementos de elaboração cultural, circulação de ideais e transmissão de memória. Numa iniciativa conjunta do CHAM – Centro de Humanidades, NOVA FCSH-UAc, do ISCED-Luanda e do Movimento Literário e Artístico Lev’ Arte, este encontro, que visa homenagear os escritores angolanos Ruy Duarte de Carvalho e António Jacinto, quer ser um espaço de diálogoe de construção de novas redes internacionais, em que se abordem temas culturais contemporâneos que são transversais a várias áreas temáticas, desde as políticas linguísticas no espaço dos países de língua oficial portuguesa, passando pela necessária problematização crítica do conceito de lusofonia, para chegar à imprensa, à história intelectual, do livro e da cultura, à edição, às artes e ao impacto da escrita feminina na compreensão do(s)pensamento(s) em língua portuguesa.

Call for papers

As propostas devem incluir o título da comunicação, filiação institucional, o resumo (até 250 palavras), cinco palavras-chave, e uma breve nota biográfica. Devem ser submetidos para o e-mail: literaturaslinguasculturas@gmail.com até ao dia 31 de Agosto de 2019. Os resultados da seleção serão comunicados até ao dia 10 de Setembro de 2019.

Para mais informações consulte o sítio web do CHAM aqui.