Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência Internacional Limiares na Literatura e nas Artes

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para trabalhos, Arte, Estudos Comparatistas, Estudos Clássicos

O Centro de Estudos Clássicos e o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa promovem a Conferência Internacional «Limiares na Literatura e nas Artes», a decorrer em Lisboa nos dias 7 e 8 de Junho de 2018. A data limite para envio de propostas é dia 31 de Janeiro de 2018.


Apresentação

Durante o último século, o conceito de “liminaridade” foi merecendo uma atenção cada vez mais acentuada em diversas áreas, da psicologia à antropologia, da filosofia aos estudos literários e culturais. No entanto, o estado que esta palavra define é muito anterior à existência da própria palavra. Basta pensar nos mitos, nos heróis e nos deuses associados à catábase, bem como noutras formas de passagem na cultura da Antiguidade greco-latina, para ter uma ideia do enraizamento histórico deste conceito.

Etimologicamente, o termo deriva da palavra latina limen – “limiar” –, que partilha a mesma raiz presente na palavra limes – “limite”, “margem”, “fronteira”. Se, por um lado, a semelhança quase idêntica da grafia apresenta a ideia comum de algo (uma pedra ou um pedaço de madeira) que é colocado transversalmente para assinalar o fim e/ou o início de um local, por outro lado, a ligeira diferença ortográfica espelha as suas diferenças funcionais e ontológicas. Na verdade, se o limen assinala o limite de um edifício ou de um aposento, a sua relação com o acto de “passagem” é claramente antitético ao do limes. Como define Mircea Eliade (The Sacred and the Profane, Harcourt, 1987, p. 25), o limiar é o lugar paradoxal que liga os mesmos dois espaços que separa: sob regras e rituais precisos, o limiar permite a passagem e quase que a exige. A função do limes, pelo contrário, é a de assegurar a impermeabilidade dos dois espaços.

O objectivo da presente conferência internacional é estimular a reflexão sobre este terceiro espaço, literalmente ambíguo, que desafia toda a lógica binária dentro/fora (bem como acima/abaixo, antes/depois, etc.). Dada a vasta extensão do tema, este primeiro encontro, que será seguido, assim se espera, por outros de maior alcance, incidirá nas manifestações multifacetadas do “limiar” na literatura e nas artes.

Linhas temáticas

A conferência inclui mas não se restringe aos seguintes temas:

  • Limiar, concepções
  • Limiares, espaço e/ou tempo
  • Limiares e mito
  • Limiares, passagens e transgressões
  • Limiares e identidade: inclusão, exclusão, ambiguidade
  • Limiar e género
  • Limiar e racismo

Envio de propostas

As propostas de comunicação devem ser enviadas em ficheiro Word, até 31 de Janeiro de 2018, para o seguinte correio electrónico: thresholdconference2018@gmail.com.

Todas as propostas serão submetidas a um processo de arbitragem científica. Os autores das comunicações aceites serão notificados até 1 de Março de 2018.

Línguas: Inglês, Francês, Português

Calendário:
31/01/2018: Prazo para submissão de propostas
01/03/2018: Notificação de aceitação
15/04/2018: Inscrição
07-08/06/2018: Conferência

Mais informações no site do Centro de Estudos Comparatistas.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas