Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência Internacional Expressões da Lusofonia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Canadá

Língua, Literatura, Chamada para trabalhos, História, Cultura, Ciências Humanas e Sociais, Letras, Lusofonia

A Conferência Internacional Expressões da Lusofonia acontece de 25 a 27 de outubro de 2018 na York University, em Toronto. Este Encontro Internacional pretende reunir investigadores de diversas disciplinas interessados neste mundo lusófono, cujas pesquisas se afiliem em áreas agregadas na Faculty of Liberal Arts & Professional Studies da York University – incluídas nos domínios vastos das Ciências Sociais e das Humanidades –, com a possibilidade também de acolher contributos de outras áreas. O prazo máximo de apresentação de propostas de trabalho é o 30 de novembro de 2017. As línguas de trabalho do encontro são o Português, Inglês, Francês e Espanhol.

Eixo de Trabalho

Num mundo de superdiversidade, de movimentos migratórios e transformações tecnológicas, sociais, políticas e económicas aceleradas, o português tem assumido uma posição global. Esta realidade manifesta-se nitidamente no ambiente digital, em grande parte devido ao crescimento constante das comunidades lusófonas pelo mundo e à intensificação das suas relações. O português emerge, talvez agora com mais consciência, como unificador, a vários níveis, entre países onde é língua oficial e as suas comunidades na diáspora, tendentes também a alguma aproximação baseada na língua comum. Além disso, a língua portuguesa tem despertado como valor agregado para a comunicação transnacional na nova economia globalizada, como fica evidente pelo incremento de oferta de seu ensino na Ásia e na América Latina.

O mundo lusófono tem criado internamente várias estruturas de congregação a diferentes níveis (Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Observatório da Língua Portuguesa, para só destacar algumas), que têm aumentado as sinergias e os movimentos entre essas comunidades transnacionais, projetando a visibilidade da lusofonia para patamares internacionais mais elevados.

Este Encontro propõe-se, justamente, no seio de uma das cidades mais multiculturais do mundo, como é Toronto, onde várias comunidades provenientes de países e regiões lusófonos - como Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Macau, Goa - portadoras e criadoras de cultura(s) transnacionais, coabitam harmoniosamente no tecido cultural canadiano. Realizar-se-á na Faculdade que é icónica e a mais numerosa, no Canadá, nas áreas que congrega. Será, assim, anfitriã uma das duas únicas universidades canadianas, a York University, a oferecer licenciatura (BA ou Honours Minor) em Portuguese and Luso-Brazilian Studies, programa que celebra dez anos de existência em 2018. Na York University estão também sediados o Canadian Centre for Azorean Research and Studies (CCARS), a Associação de Estudos Lusófonos/Lusophone Studies Association e o Projeto de História Luso-canadiana/Portuguese Canadian History project.

Este congresso tem como principais desafios o estímulo para a discussão interdisciplinar pautada por eixos temáticos como:

  • i) a revalorização do estatuto das Ciências Sociais e Humanas nos currículos universitários;
  • ii) a internacionalização dos estudos lusófonos;
  • iii) a presença da língua e das culturas lusófonas em diferentes áreas disciplinares/de trabalho;
  • iv) o ensino de línguas não maternas na educação superior, em geral, e o ensino da língua portuguesa, em particular;
  • v) a relação comunidades-universidades;
  • vi) a interação empresas-universidades como geradora de oportunidades profissionais no mundo lusófono;
  • vii) a educação experimental (“aprender fazendo”), também promotora de sinergias com as comunidades envolventes;
  • viii) novos métodos de ensino e de aprendizagem e projetos pedagógicos e científicos (a classe invertida, o ensino-aprendizagem ativos, colaborativos e significativos; a intercompreensão);
  • ix) o ensino de cultura, história e de literatura lusófonas;
  • x) o envolvimento dos jovens/alunos nos meios académicos e societais.

Assim, espera-se que este Encontro contribua para abordar questões amplas como:

  • Que sinergias têm sido estabelecidas entre investigadores debruçados sobre o mundo lusófono?
  • Como é que os estudos do mundo lusófono se destacam internacionalmente?
  • Como é que tem sido o percurso da língua portuguesa, no contexto da valorização da aprendizagem de segundas e terceiras línguas?
  • Que expressões literárias, culturais e artísticas do mundo lusófono se têm afirmado mais junto de diferentes públicos?

Mais informações no arquivo em anexo, através do correio eletrónico lusoconf@yorku.ca e na página da Conferência Internacional Expressões da Lusofonia.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas