Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência Internacional de Estudos da Linguagem - CIELIN 2017

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Chamada para trabalhos, Educação, Linguística, Ciências Humanas e Sociais, Letras

A Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN 2017) acontece nos dias 16 a 20 de outubro de 2017 em Brasília. O evento,organizado pela Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), articula-se a partir das esferas da Educação (Linguística), Multiletramentos e Identidades. Os investigadores interessados em colaborar com trabalhos têm até 30 de setembro.

Eixo Temático

A ciência pensa a vida e, como tal, pensar sobre a vida não elimina pensar em vida. É um engodo criar um espaço estratosférico para a vida da ciência, pois sem o oxigênio vital que nos cerca podemos parar de respirar e de nos alimentar da vida (aliás, não é este o objeto maior da ciência?). Pensar sobre indica distanciamento; pensar em indica o mergulho. No entanto, ambas as posições comungam no pensar: não há como excluir ramos de uma mesma teia (Rajagopalan, 2003, p. 13).

Iniciamos a apresentação da 1ª Conferência Internacional de Estudos da Linguagem com a fala de Kanavillil Rajagopalan, ilustre estudioso cujas contribuições, em âmbito nacional e internacional aos estudos da linguagem, são deveras relevantes.

A essência do evento coaduna com o estudioso no que tange à sensatez em atrelar o conhecimento científico às questões da vida e da sociedade. Pontuamos aqui o maior objetivo da CIELIN: reunir as reflexões de estudiosos e pesquisadores conscientes de suas posições como agentes da convergência entre a experiência e o pensar, a teoria e a prática, o conhecimento científico e as relações sociais.

Dessa forma, a CIELIN  articula-se a partir do trinômio que empresta o título ao evento: Educação (Linguística), Multiletramentos e Identidades. Espera-se que a CIELIN reúna debates, discussões e trocas epistemológicas entre graduandos e pós-graduandos nos estudos da linguagem e áreas afins, professores de educação básica da rede pública e privada, além de pesquisadores nacionais e internacionais. Todos estes terão a oportunidade de aderir suas reflexões a uma, ou mais, das seguintes temáticas:

  • (Multi)Letramentos;
  • Tecnologia e Linguagem;
  • Educação (Inter)cultural;
  • Plurilinguismo;
  • Ensino-Aprendizagem de Língua(s);
  • Educação Docente;
  • Linguagem, Discurso e Sociedade;
  • Identidade(s) e Subjetividades;
  • Ética; Estudos dos Gêneros;
  • Tradução;
  • Materiais Didáticos;
  • Multimodalidade;
  • Sociolinguística e Políticas Linguísticas.

O resultado das atividades realizadas no evento, e os trabalhos (com)partilhados, serão divulgados através de uma publicação visando ao benefício de toda a comunidade acadêmica. Portanto, estendemos o convite a todos aqueles que se interessam pelas temáticas propostas para juntar-se a nós nesta ocasião que será, indubitavelmente, profícua e propulsora de novos intercâmbios acadêmico-científicos.

Mais informações na página do CIELIN 2017.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas