Terça-feira, 17 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência Internacional A arte do ornamento - Chamada para trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Arte, Arquitetura, História, Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, História de Arte, Género

A Conferência Internacional The art of Ornament acontece de 23 a 25 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Pretende-se com este Congresso trazer para debate tanto casos de estudo como abordagens teóricas e críticas sobre a permanência e o lugar do ornamento, suas múltiplas manifestações e momentos de sobrevalorização em certas conjunturas e geografias. O prazo de submissão dos resumos vai até 30 de Abril de 2017. As línguas da conferência são o inglês, o português, o espanhol e o francês.

Eixo Temático
A omnipresença do ornamento, enquanto expressão da cultura, é transversal a todas as civilizações e a todos os períodos da história. Conjugação de prazer e poder, de prestígio e hierarquia, o ornamento define padrões socioculturais e permite a criação de leituras e mundividências específicas de cada sociedade e de cada época.

Num momento em que os estudos sobre o ornamento se multiplicam, ensaiados pelas mais diversas disciplinas, da arquitetura à antropologia, passando pela história da arte ou pelos estudos de género, torna-se premente pensar o seu lugar no mundo contemporâneo, entre a tradição e o contributo das novas tecnologias. O papel desempenhado pela relação entre globalismo e localismo, consequência da migração de objetos facilmente transportáveis, disseminados, replicados e reinventados, será também uma das questões-chave a serem abordadas.

Em última análise pretende-se estabelecer um diálogo aberto e profícuo entre diversas áreas de estudo que tenham como objecto de reflexão o ornamento, o seu lugar na história, a sua intervenção no presente e as perspetivas para o futuro.

Os temas sugeridos para envio de propostas de comunicação a este Congresso são genericamente os seguintes, embora seja possível aceitar outros, que se revelem pertinentes e relacionados:

  •     Pensar o ornamento hoje: sentido, tendências e caminhos;
  •     Ornamento e artes decorativas de expressão portuguesa;
  •     Revivalismo, exotismo e ornamento;
  •     Ornamentistas e gravadores: criação, receção e difusão;
  •     Ornamento e arquitetura: historiografia, teoria e atualidade;
  •     Mobilidade e transcontinentalidade: a migração das formas;  
  •     Entre o sagrado e o profano. Apropriações, reinvenções e convivências;
  •     Intersecção, união e dissonância: literatura, música e artes visuais.

Uma seleção de comunicações será publicada na revista digital do Instituto de História da Arte da FCSH/NOVA "Revista de História da Arte, Série W", uma publicação com peer-review.

Mais informações na página da Conferência The art of Ornament e através do e-mail iha.ornament2017@gmail.com.
 

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas