Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

A apropriação da mitologia clássica em dois romances de Machado de Assis

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Literatura

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra promove a conferência: “A apropriação da mitologia clássica em dois romances de Machado de Assis”, por Edson Martins, a ser realizada no dia 9 de fevereiro (15:00 - 17:00).

Nesta conferência, propõe-se uma reflexão sobre as formas pelas quais a narrativa machadiana dialoga com a cultura greco-romana por meio da citação de personagens históricos e ficcionais ligados à Antiguidade Clássica. A título de exemplificação, analiso como o autor reescreve o mito de Afrodite/Vênus em duas passagens dos romances A mão e a luva e Memórias Póstumas de Brás Cubas, promovendo uma revalorização da aemulatio no contexto pós-romântico brasileiro.

Edson Martins é Licenciado em Letras Clássicas (UFJF), Doutor em Linguística Histórica (Universidade de Évora) e atualmente cursando o Pós-doutoramento em Estudos Clássicos (Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio na Università degli Studi Roma Tre), Edson Martins é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa onde coordena desde 2012 o projeto “Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis”.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas