Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Conferência de Maria José Lobo Antunes na Universidade de Milão | «A guerra que nunca existiu»

Início: Fim: Países: Itália

Ciências Sociais, Eventos

A área de Estudos Portugueses  do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Milão em parceria com a Embaixada de Portugal em Roma e o Instituto Camões, em ocasião do dia internacional da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP, promove a conferência de Maria José Lobo Antunes do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

A conferência, que terá lugar no dia 9 de maio 2018 (pelas 14,30 h, na sala A1 do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da Universidade de Milão, Piazza Sant’Alessandro 1) é intitulada: «A guerra que nunca existiu. Memórias, palavras e silêncios sobre a guerra colonial em Angola».

Maria José Lobo Antunes é Licenciada em Antropologia Social pelo ISCTE, mestre em ciências sociais pelo Instituto de Ciências Sociais. Doutorou-se em antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2015) com uma dissertação sobre a memória da guerra colonial em Angola. Foi assistente convidada e assistente no Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra (1997-2002) e integrou diversas equipas de projetos de investigação sobre temas como pobreza, exclusão social e migrações (1998-2008).

É desde abril de 2017 investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais. O projeto "Imagem, guerra e memória: fotografia da guerra colonial nas coleções pessoais e nos arquivos institucionais" é apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.