Quinta-feira, 27 de Julho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Conferência «Bodies of Lenin» por Alexei Yurchak | Centenário da Revolução de Outubro

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, História

A Sala Multiusos 3 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa recebe no dias 13 de janeiro; às 18 horas, a conferência «Bodies of Lenin», pelo professor Alexei Yurchak, do Departamento de Antropologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, no âmbito da evocação do Centenário da Revolução de Outubro.

This conference analyses the project of maintaining the body of V. I. Lenin in the Lenin Mausoleum in Moscow for almost a century. It focuses on the materiality of this particular body, the unique biological science that developed around the project, and the peculiar political role this body has performed.

A vinda a Portugal de Alexei Yurchak é possível devido a uma parceria entre o Instituto de História Contemporânea – IHC-FCSH/NOVA e o Teatro Maria Matos. Decorre no âmbito do programa do IHC-FCSH/NOVA e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em torno do centenário da Revolução de Outubro.

A Revolução de Outubro de 1917 é um dos acontecimentos históricos mais importantes da época contemporânea. No seu centenário, o Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra apresentam um programa de iniciativas que decorrerão ao longo de todo o ano de 2017 e com o qual colaboram diversas instituições científicas e culturais. Mais informações em  www.1917.pt.

Outras webs de referência