Sábado, 25 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Conferência ACÉLAC/CALACS 2018: Américas: singulares ou plurais?

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Canadá

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos

A Associação Canadense de Estudos Latino-Americanos e Caribenhos (ACÉLAC/CALACS) e a Université du Québec à Montréal convidam para a Conferência ACÉLAC/CALACS 2018, a ser realizada na Université du Québec à Montréal de 16 a 18 de maio de 2018 sob o título: Américas: singulares ou plurais?

Uma tensão – simultaneamente criadora e contenciosa – atravessa a ideia que temos do continente americano entre o que une e divide este espaço social, político, econômico e cultural.  As vertentes que preconizam a integração continental e os projetos de desenvolvimento nacional, de cidadania inclusiva e de consolidação democrática referem-se sobretudo à singularidade: uma história comum, um povo unido e uma visão compartilhada.

No entanto, a busca por igualdade e justiça e o reconhecimento do caráter fluido e múltiplo das identidades, embora inscritos na história, acentuam as dissenções, as assimetrias e as distorções existentes na região. A época atual aponta para um pluralismo multidirecional, por vezes à custa da fragmentação, de modo que a ideia mesmo de liberdade tornou-se estreitamente vinculada à de ensimesmamento. Contudo, a coesão, a solidariedade e o sentimento de pertença continuam a ser valores caros à ação coletiva.

Este tema estará ao centro do debate durante a conferência anual da ACÉLAC. De modo amplo, propomos a formulação de algumas perguntas ligadas a este tema: uma ou várias nações em um mesmo Estado? Uma cidadania universalista ou de direitos privados para os diversos grupos sociais? Um sistema pan-americano unificado ou um conjunto de blocos regionais? Convém ressaltar que a tensão entre o singular e o plural, entre a unidade e a diversidade, entre aquilo que une e o que separa, perpassa igualmente fenômenos tão diversos quanto a produção artística, a representação eleitoral, o processo migratório, a mobilização social, os quadros normativos, a educação escolar, etc.

Para além das propostas de painéis, comunicações e oficinas sobre os temas debatidos, incentivamos também o envio de propostas que se debrucem sobre todo e qualquer assunto relacionado à América Latina e ao Caribe. Em razão da natureza pluridisciplinar da ACÉLAC, consideramos muito importantes as propostas que abordem essa temática de uma perspectiva inter- ou multidisciplinar. Encorajamos igualmente o envio de comunicações individuais.

A data limite para o recebimento de propostas de painéis, oficinas e comunicações individuais é 30 de dezembro de 2017, no site do Congresso.

Todos os participantes devem 1) pagar sua afiliação e 2) inscrever-se na Conferência para aparecer no programa. A ACÉLAC oferece um desconto para inscrições antecipadas.

Os alunos de pós-graduação matriculados que apresentem uma palestra na Conferência podem solicitar financiamento. É muito provável que os participantes consigam somente financiamento parcial antes do que financiamento integral.

Os pedidos de financiamento devem ser feitos no formulário online específico. O prazo para o mesmo é de 31 de março de 2018.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas