Domingo, 18 de Novembro de 2018
Congressos

Colóquios de Primavera DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Eventos, Património Alimentar

Dias 10 e 11 de maio terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda a terceira edição dos Colóquios de Primavera DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia este ano dedicada ao tema Mesa, Cerimónias e Rituais.

O programa destes dois dias abarca, sob diversas perspetivas (literária, artística, histórica), os cerimoniais que marcam a mesa no Ocidente, deste a matricial Última Ceia passando pelo aparato nos banquetes diplomáticos ou nas refeições privadas (laicas e religiosas). O evento reúne investigadores portugueses e estrangeiros da esfera museológica, diplomática e académica para refletir sobre temas como a evolução dos menus destinados a solenidades (refeições de estado, casamentos), a etiqueta de mesa e os rituais de civilidade, as consequências da passagem do serviço à francesa para o serviço à russa, a materialidade de peças simbólicas, os ornamentos de mesa, os espaços privados palacianos e os públicos. Bruno Laurioux e de Allen Grieco, reputados investigadores de história cultural da alimentação estarão presentes.

A organização do encontro está a cargo do projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, do CECH – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e do Palácio Nacional da Ajuda. Programa completo do colóquio aqui.

Preçário:

  • 25€ – Público geral 
  • 12,50€ – Estudantes (mediante apresentação de cartão de estudante), GAPNA (Grupo de Amigos do Palácio Nacional de Ajuda) e membros do DGPC (Direcção Geral do Património Cultural) 
  • Desempregados – Gratuito (mediamente apresentação do comprovativo do Centro de Emprego)

Inscrições e informações através do e-mail inscricoes.mesacerimoniasrituais@fcsh.unl.pt.
Para descarregar a ficha de inscrição clique aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas