Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Congressos

Colóquio Variações Deleuzianas: educação, ciência, artes e...

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Filosofia

O colóquio Variações Deleuzianas: educação, ciência, artes e... acontece de 16 a 18 de novembro em Belém do Pará. Organizado pela Universidade Federal do Pará, O evento tem como foco as provocações, linhas, composições, fora, imanência, potências da existência... outros possíveis nas relações...“o que interessa são as relações entre as artes, a ciência e a filosofia”. Variações deleuzianas porque, do ponto de vista filosófico, artístico, educativo ou da ciência permeiam criações, inventividades, que não estão fora das contingências, das conexões e dos embaralhamentos, assim como das singularidades, dos conceitos, na tentativa de proliferar outros possíveis na formação.

O Colóquio pretende reunir estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos de diferentes Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará e demais Instituições de Ensino Superior interessadas, considerando que a temática “Variações Deleuzianas” é substancial à várias áreas de conhecimentos.  As reflexões teóricas, que o Colóquio pretende movimentar, podem potencializar a formação de pesquisadores, que dialogam com a filosofia e com a filosofia da diferença, na tentativa de pensar a educação, a ciência e a arte por outros deslocamentos inventivos, criativos que caibam uma filosofia da educação conectada às multiplicidades.

Sendo um pensador das intensidades, Deleuze, mistura e multiplica, converge e diverge, faz o pensamento entrar em escritas limites, extenua o possível para fazer travessias no (im)possível mobilizando o pensamento, a educação, a ciência e a arte na fabricação de outros sons, outras cores, outras imagens e palavras. Esse pensador, por meio de suas inspirações, pode mobilizar outros atrativos para os processos educativos e suas variações, pois o seu pensamento é atravessado por devires, por intensidades emergidas no campo da imanência, sendo esta condição fundamental para a produção de sentidos e afetos da diferença.

Mais informações e inscrições no site do Variações Deleuzianas.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas