Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio «Poesia, Paz e Guerra»

Início: Fim: Países: Espanha, Itália, Portugal

Eventos, Literatura, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos

Poetas como o espanhol Jorge Gimeno, a brasileira Vera Lúcia de Oliveira e os portugueses Nuno Júdice e Manuel Gusmão participam no Colóquio «Poesia, Paz e Guerra» que terá lugar a 25 de Outubro (quinta-feira) e que reúne académicos de universidades de Portugal, Espanha e Itália.

A poesia sempre foi usada em situações de guerra para expressar os mais profundos sentimentos humanos, fosse para homenagear um filho morto em combate ou para defender a necessidade de pôr termo a um conflito e instaurar a paz.

O Colóquio «Poesia, Paz e Guerra» aborda este tema tão actual num mundo marcado por confrontos bélicos, terrorismo, refugiados, ocupações, revoltas e redefinição de fronteiras geográficas e simbólicas. Os participantes cruzarão a literatura, as artes plásticas, a política e os movimentos sociais no âmbito ibérico e ibero-americano, numa co-organização do CHAM-Centro de Humanidades (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa), do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa) e da Casa da América Latina. A entrada é livre.

O programa e as restantes informações estão disponíveis em https://coloquiopoesiapazeguerra2017.weebly.com/.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas