Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Colóquio “Património Cultural Religioso: Memória e Identidade”

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas, Eventos, Património, Património Cultural

O Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia de Braga – Palácio do Raio, acolhe nos dias 14 e 15 de julho de 2017 o Colóquio “Património Cultural Religioso: Memória e Identidade”. As inscrições estão abertas.

Apresentação

O património histórico-cultural é um bem precioso da humanidade e um espaço privilegiado de memória histórica. Guilherme de Oliveira Martins (2009) referindo-se a “Património, Herança e Memória”, cita Santo Agostinho que, em Confissões (Livro XI, capítulo XX), identifica e define “Um presente das coisas passadas, um presente das coisas presentes e um presente das coisas futuras. O presente das coisas passadas é a memória, o presente das coisas presentes é a vida e o presente das coisas futuras é a espera”. Para Oliveira Martins, o entendimento de Património e de Cultura passa pela compreensão destes três presentes, de modo que a memória seja revivida e respeitada, assumindo a relação que se estabelece entre as pessoas, a sociedade e a herança que recebem e que projetam no futuro.

O Colóquio “PATRIMÓNIO CULTURAL RELIGIOSO: MEMÓRIA E IDENTIDADE” detém-se no património artístico da Igreja Católica em Portugal e em particular no património sacro-artístico da cidade de Braga e da sua Misericórdia. Os templos e mosteiros, a imaginária sacra, as alfaias litúrgicas, a talha, os livros litúrgicos, os órgãos, as criações literárias, plásticas e musicais constituem expressão do barroco português em que a cidade de Braga é particularmente rica. Numa abordagem transversal, contextualizada do ponto de vista histórico, religioso e cultural, o colóquio engloba diferentes áreas de conhecimento. Conferencistas convidados especialistas em História, História de Arte, História Religiosa, Literatura, Filosofia, Antropologia e Música abordarão temas ligados à teatralidade do ritual sacro, ao poder retórico da palavra e da música, à arte da talha e do imaginário, à história das instituições nas suas práticas sagradas e de interação com a sociedade.

O Colóquio é complementado por uma Exposição, dedicada ao património musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga, por meio da qual se pretende oferecer ao visitante uma mostra de painéis e fontes documentais manuscritas e impressas alusivas à prática musical na Santa Casa da Misericórdia de Braga desde a sua fundação no século XVI, contando com a preciosa colaboração do Arquivo Distrital de Braga, da Biblioteca Pública da Universidade do Minho e do Arquivo da própria Santa Casa da Misericórdia. A exposição acolhe resultados de conhecimento diverso incluindo a iconografia musical, o espólio musical, a prática musical e o seu contexto e ambiciona dar a conhecer, preservar e valorizar o património musical da Santa Casa da Misericórdia de Braga, tornando-o também acessível ao público em geral.

Estará patente ao público na galeria de Exposições do Centro de Memórias Interpretativas da Santa Casa da Misericórdia de Braga – Palácio do Raio, a partir de 14 de Julho. A sua realização insere-se no projeto em curso “O Património Musical do Concelho de Braga”, da responsabilidade da Professora Elisa Lessa, numa parceria entre a Suonart – Associação Cultural e o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga.


Instituições Promotoras

  • Arquidiocese de Braga
  • Câmara Municipal de Braga- Pelouro da Cultura
  • Grupo Amigos Tibães – GAMT
  • Mosteiro de S. Martinho de Tibães
  • Santa Casa da Misericórdia de Braga
  • Suonart- Associação Cultural
  • Universidade do Minho - Arquivo Distrital de Braga
  • Universidade do Minho - Biblioteca Pública de Braga
  • Universidade do Minho – CEHUM

Comissão Organizadora:

  • Elisa Lessa
  • Micaela Ramon
  • Sérgio Sousa

Mais informações e inscrições no site do evento: http://cehum.ilch.uminho.pt/pcr

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas