Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Congressos

Colóquio «O conceito de Literatura Brasileira»

Início: Fim: Países: Portugal

Estudos Brasileiros, Literatura

Nos próximos dias 6 e 7 de Outubro de 2016 terá lugar no IEB o primeiro colóquio após as obras de restauro e requalificação da sala (iniciadas no Verão de 2015 e concluídas no mês de Setembro último), que será também o primeiro colóquio da Rede de Professores de Literatura Brasileira em Portugal. O colóquio abordará «O conceito de literatura brasileira». A entrada é livre.

Título de um breve livro de Afrânio Coutinho, de 1960, o entendimento do «conceito de literatura brasileira» permanece pleno de consequências para a história e a crítica da literatura brasileira. Recorde-se que nesse livro, Coutinho atacava sobretudo as posições de Antonio Candido na Formação da Literatura Brasileira, pondo em causa a facilidade com que este «alijava» toda a literatura do período colonial, como se ela não fosse relevante para o seu conceito de literatura brasileira. Não aceitando a periodização tradicional que qualifica essa literatura como «colonial», Coutinho revindicava contudo o direito a anexá-la, por inteiro, para uma História da Literatura Brasileira, que sem esses primórdios ficaria mais pobre. O argumento conjuga o formalismo – não há literatura «colonial» mas sim «barroca», por exemplo – com o nacionalismo, que Coutinho manifesta ter dificuldade em reconhecer em Candido. Este, por seu turno, parece mais preocupado em reconhecer um «sistema literário» a operar já adulto no Brasil do que em reivindicar origens ou primícias – «manifestações literárias» – cujo único mérito seria o de exprimirem uma nacionalidade proto-brasileira. Mas a forma como relega para o exterior do seu construto a relação com a literatura portuguesa (ao contrário de Coutinho, que faz dessa relação o seu drama teórico e político), evidencia a que ponto a Formação da Literatura Brasileira se insere ainda numa lógica de afirmação nacional.

Entre as várias versões do nacionalismo literário brasileiro e a possibilidade de uma perspectiva cosmopolita, trata-se de saber, no limite, se necessitamos mesmo de um conceito de literatura brasileira e o que se joga na hipertrofia (teórica e política) dessa necessidade.

Participantes: Abel Barros Baptista, Alva Martínez Teixeiro, Clara Rowland, Francisco Topa, Luís Bueno, Osvaldo Manuel Silvestre, Roberto Vecchi.

Detalhes:

  • Início: Outubro 6 @ 15:00
  • Fim: Outubro 7 @ 18:00
  • Local: Sala do Instituto de Estudos Brasileiros. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Largo da Porta Férrea, Coimbra, 3004-530 Portugal.
  • Programa.

Mais informações no site do IEB: http://www.ieb.uc.pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas