Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Início: Fim: Países: Macau

Estudos Asiáticos, Eventos, PLE

O Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa - Instituto Politécnico de Macau realiza nos dias 5 e 6 de novembro de 2018 o Colóquio "Produção de materiais didácticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia Pacífico", a ter lugar no Instituto Politécnico de Macau, Anfiteatro 1 - Edifício Wui Chi.

Apresentação

O enorme interesse pela aprendizagem do Português na China nas últimas décadas levanta diversos desafios, tais como a formação de professores e a produção de materiais didácticos adequados a este contexto de ensino-aprendizagem específico. O presente colóquio visa reflectir sobre tópicos associados a um desses desafios: a produção de materiais para apoiar o ensino de diferentes áreas do português, nomeadamente o ensino da língua, da cultura e da literatura. Assim sendo, este colóquio apresenta os seguintes objectivos:

• promover a reflexão académica e a adopção de boas práticas no âmbito da produção de materiais didácticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico;
  • contribuir para a formação contínua dos docentes de PLE neste contexto.

Para isso, incluirá sessões plenárias com conferencistas convidados de renome, painéis temáticos e sessões de comunicações livres. Pretende-se abordar, especificamente, tópicos associados à produção de materiais didácticos, como o ensino e a aprendizagem de uma língua estrangeira, a adequação dos materiais a um contexto local, a validação dos materiais, a situação da aprendizagem de línguas estrangeiras na China, o perfil linguístico específico dos aprendentes chineses e a sua relevância na aprendizagem de PLE.

O colóquio contará com a presença dos seguintes conferencistas convidados:

• Rod Ellis (Curtin University, Perth, Austrália; Anaheim University, Anaheim, CA, EUA);
  • Huizhong Shen (University of Sydney, Austrália)
  • Rosa Bizarro (Instituto Politécnico de Macau, China);
  • Cristina Martins (Universidade de Coimbra, Portugal);
  • Nélia Alexandre (Universidade de Lisboa, Portugal).

Confia o programa definitivo em anexo.