Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Literatura e Ciência: Diálogos Multidisciplinares II

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Chamada para trabalhos

Frequentemente olhadas como campos distintos, Literatura e Ciência convivem hoje em várias convergências e interseções. E há algum tempo que algumas áreas mais específicas assumem proximidades impensáveis no passado, como é o caso das psicoterapias e dos estudos sobre a mente e o comportamento humano (vejam-se, por exemplo, Viver Narrativamente (2002), de Óscar F. Gonçalves, ou Creative Dialogues: Narrative and Medicine (2016), de I. Fernandes, C. Martins, A. Reis e Z. Sanches).

Por outro lado, múltiplas artes, técnicas e media estabelecem hoje diálogos tanto com a Literatura como com a Ciência, numa questionação que reflete demandas e caminhos novos na compreensão da ação e do pensamento humanos (cf. Art and Science (2017), special issue Euroscientist ou Eskridge, R. (2003). The Enduring Relationship Of Science and Art).

Por seu turno, o diálogo enquanto forma textual pode trazer-nos informações importantes, passíveis de abordagens multi e interdisciplinares. Mais especificamente, os Diálogos sobre Ciência que abordam áreas tão diversas como a matemática, a arte de navegar, a botânica, a geografia, a astronomia ou a medicina. A sua dimensão testemunhal e de atualidade é reveladora do modo como diferentes épocas olharam o Mundo, o valorizaram, o imaginaram e o explicaram.

Quatro Centros de Estudos (IELTCETAPS e CHAM da FCSH/NOVA e CEHFCI da Universidade de Évora) e três Universidades (Universidade Nova de LisboaUniversidade de Évora e Universidade Aberta) uniram esforços para organizar a II edição do Colóquio Literatura e Ciência: Diálogos Multidisciplinares. Propõe-se, assim, a todos os interessados o debate vasto dos temas apresentados numa reunião científica, a ter lugar na Universidade Aberta, nos dias 11 e 12 de outubro de 2018.

Pretende-se um debate amplo, como amplos e potencialmente multidisciplinares são os campos abordados pelo género dialógico que se debruça sobre questões de ciência. Assim, serão consideradas três linhas privilegiadas de abordagem:

  1. Os textos dialogais sobre ciência: abordagens históricas, linguísticas, filológicas, científicas, jornalísticas, edição textual (problemáticas, potencialidades e realizações),
  2. O diálogo pan-disciplinar entre Literatura, Ciência, Tecnologias, Media e outras Artes (Pintura, Escultura, Música, Cinema, Artes Performativas, Artes Gráficas, Artes Multimédia, Ciberartes…),
  3. O imaginário científico em diálogo com a literatura (estruturas, configurações, arquétipos, mentalidades, pensamento complexo, leituras semióticas, ficções e poéticas).

As propostas deverão ser enviadas com um resumo de até 250 palavras e uma breve nota biobibliográfica do autor para o endereço literaturaeciencia2@gmail.com até ao dia 30 de março de 2018.

A aceitação das propostas será comunicada aos proponentes até 30 de abril.

Línguas de comunicação: Português, Francês, Inglês, Espanhol, Italiano.

Comissão Científica:

Augusto Fitas (U.Évora)
Fabiana Carelli (USP)
Helder Godinho (NOVA-FCSH)
Henrique Leitão (FCUL)
Irene Freire Nunes (NOVA- FCSH)
Isabel Capeloa Gil (U. Católica)
Ivo Castro (FLUL)
Jorge Crespo (NOVA-FCSH)
Maria Teresa Nascimento (UMa)
Mário Avelar (UAb)

Organização:

Gabriela Gândara Terenas
Isabel Barros Dias
Margarida Esperança Pina
Margarida Santos Alpalhão
Maria de Fátima Nunes
Maria do Rosário Lupi Bello
Teresa Nobre de Carvalho

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas