Sábado, 20 de Abril de 2024

Colóquio Internacional «Reinaldo Oudinot e o seu Tempo (1766-1807)»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Geografia, História

Completando-se, em setembro de 2016, 250 anos da chegada a Portugal de Reinaldo Oudinot, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove, em coorganização com várias instituições de vocação cultural e académica, um Congresso evocativo da figura, da obra e do tempo daquele que foi um dos mais ilustres e brilhantes engenheiros da história do exército português.

No âmbito do Congresso realizar-se-ão, entre outras iniciativas, uma exposição no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, patente ao público de 22 de agosto a 26 de setembro, e uma Mostra de Cartografia na Direção de Infraestruturas do Exército, no Palácio Lavradio.

O Congresso realizar-se-á nos dias 7 a 10 de setembro, procurando reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas:

• I. Reinaldo Oudinot e os seus Contemporâneos
  • II. Poder Político e Instituições Públicas
  • III. O Mundo da Engenharia
  • IV. O Mundo Militar
  • V. Fomento e Intervenções

Convidam-se os estudiosos e interessados em participar, a enviar até ao dia 15 de julho, para o mail congresso250anosoudinot@hotmail.com, o respetivo tema e resumo (máximo de duas páginas), acompanhado duma nota biográfica.

Em coorganização com: Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT); Biblioteca Nacional de Portugal (BNP); Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) / Fac.de Arquitectura.da Univ.do Porto; Centro de História d’Aquém e de Além-Mar (CHAM) / FCSH – Univ. Nova de Lisboa e Univ. dos Açores; Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) / Univ.de Coimbra; Centro de História da Universidade de Lisboa / Univ.de Lisboa; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) / Univ.de Évora; Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM); Direção de Infraestruturas do Exército (DIE); Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA) /Dir.Reg.de Cultura da Madeira; Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro; Sociedade Histórica da Independência de Portugal (SHIP) e Sociedade Portuguesa de Estudos do Séc. XVIII

Confira a chamada completa em anexo.

Mais informações: http://www.centrodehistoria-flul.com/abertura/call-for-papers-coloquio-internacional-reinaldo-oudinot-e-o-seu-tempo-1766-1807