Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Colóquio internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História, História ambiental

Call for papers – 31 de outubro de 2018

Realiza-se em Castelo de Vide (Portugal) entre 14 e 16 de março de 2019, o colóquio internacional Pequenas Cidades e Ambiente (da Idade Média à Época Contemporânea). A sua organização resulta da iniciativa conjunta da Rede das Pequenas Cidades no Tempo, do município de Castelo de Vide, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Instituto de Estudos Medievais, Centro de Humanidades, Instituto de História Contemporânea) e da École des hautes études hispaniques et ibériques (Casa de Velázquez, Madrid), através do programa CIDADES.

A proposta temática deste colóquio situa-se na confluência de dois campos de pesquisa: a história ambiental e as pequenas cidades. A história urbana ambiental tem vindo a desenvolver-se desde os anos noventa do século passado, privilegiando o estudo das metrópoles durante o período contemporâneo. Com esta iniciativa, é nosso propósito aplicar as problemáticas ambientais às pequenas e médias cidades e ampliar o horizonte cronológico, desde a Idade Média aos nossos dias. Interessa-nos, assim, inquirir acerca da pertinência das interrogações tradicionais da historiografia ambiental, quando colocadas às unidades urbanas de reduzida dimensão, e analisar os problemas ambientais que lhes sejam específicos.

Convidam-se os investigadores a apresentar propostas de painéis ou comunicações individuais, abordando esta problemática, sob o ponto de vista monográfico ou comparativo, balizado numa época histórica ou em várias cronologias, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

1. O impacto das pequenas cidades sobre o ambiente natural;
  2. O impacto do ambiente natural sobre as pequenas cidades;
  3. Respostas societais às mudanças do ambiente urbano e aos problemas ambientais verificados nas pequenas cidades;
  4. Aspetos ambientais das relações das pequenas cidades com a zona periurbana e/ou com a sua área de influência.

Mais informações e inscrição em http://www.castelodevide.pt/pequenascidadesnotempo.

Contacto: smallcities.network@gmail.com