Domingo, 28 de Abril de 2024

O pensamento e os seus objectos: homenagem a Paulo Tunhas
16-17 de fevereiro de 2024
Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Data-limite para submissão de propostas: 5 de janeiro 25 de janeiro 2024 (novo prazo)

Chamada de comunicações: https://ifilosofia.up.pt/activities/homenagem-paulo-tunhas

Inesperadamente, no final de abril de 2023 faleceu o filósofo, poeta, cronista e professor Paulo Tunhas. Foi um choque e uma notícia amarga para quem com ele trabalhava, se correspondia, frequentava as suas aulas e seminários, era seu amigo, ou o lia (que era o que seguramente mais lhe agradava, saber que era lido).Paulo Tunhas (1960-2023), professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador do Instituto de Filosofia, tinha muitas formas de partilhar os seus inúmeros interesses e vastíssima cultura, bem para lá da Filosofia ou da persistente curiosidade com o quotidiano, em todas as suas declinações. Alguns dos seus projetos verão ainda a luz, como o ensaio "Filosofia", terminado há pouco mas que ainda não tinha sido publicado e sairá em breve nos prelos da U.Porto Press. Mas, ficou irremediavelmente interrompida a construção de uma obra multifacetada, já densa e longa.

Para discutir e prolongar essa obra, que há alguns anos andava em torno de uma ideia maior (a Poética da Filosofia, sobre objectos e formas de pensar), decorrerá um colóquio internacional a 16 e 17 de fevereiro de 2024. Será um primeiro momento para discutir as múltiplas vertentes do seu pensamento, publicações e atividades: filosofia, poesia, ficção, política, crítica literária, musical, das artes.

Assim, chamam-se todas/os as/os interessadas/os a apresentar propostas de comunicação (ou testemunhos pessoais) até ao dia 5 de janeiro 25 de janeiro de 2024 (prazo prorrogado), preenchendo e enviando o formulário disponível na página do colóquio: https://ifilosofia.up.pt/activities/homenagem-paulo-tunhas

Comissão organizadora
José Francisco Meirinhos — Eugénia Vilela — Maria João Couto — Diogo Pires Aurélio — Cláudio Carvalho
Departamento de Filosofia da Universidade do Porto — Instituto de Filosofia da Universidade do Porto - FIL/00502