Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Colóquio Internacional "O Imaginário esotérico"

Início: Fim: Países: Portugal

Literatura

Não é preciso ser iniciado para constatar a presença explícita ou implícita de um imaginário esotérico em textos marcantes da tradição ocidental (e não apenas). Tematizado em quadros de referência específicos, como é o caso das narrativas góticas, reconfigurado em modelos narrativos e simbólicos provenientes de tradições herméticas e místicas diferentes mas aparentadas (alquímica, cabalística, gnóstica, maçónica), o imaginário esotérico irriga a nossa literatura (Goethe, Pessoa, Yourcenar, contos de fadas), o nosso cinema (Bergman, Spielberg, Kubrick, Annaud, West, de Bront), a nossa banda desenhada (Pratt, Gaiman, Giroux, Arakawa) com as suas imagens e textos sagrados e com os seus discursos heterodoxos e cifrados.
 
Esta pregnância é sintomática, em boa verdade, da persistente curiosidade do homem em relação ao transcendente, nas suas diversas variantes, entre as quais a esotérica. E compreende-se sem dificuldade a razão de ser dessa persistência: o esoterismo, não sofre dúvida, afirma-se como um dos lugares da conquista de sentido. E esse sentido esotérico, longe de esgotar as suas virtualidades, assume-se como itinerante, ou seja, transita, para referir as modalidades textuais que nos interessam, da literatura para o cinema, passando pela banda desenhada.
 
Em cada um destes registos o esoterismo entrega-se à missão de construir um lugar próprio em função de constrições e especificidades narrativas, como é evidente. Mas o esoterismo não é somente um lugar narrativo, é antes de mais igualmente um lugar autoral, se pensarmos em autores cuja arte se nutriu decisivamente de matéria e de pressupostos esotéricos. Basta pensar desde logo em Fernando Pessoa. O esoterismo, enfim, é ainda e seguramente por vezes um lugar epocal, se tivermos presente períodos particularmente afins de mística esotérica, como sucedeu inegavelmente com o Romantismo. São esses lugares do esoterismo que o Colóquio Internacional O Imaginário Esotérico na Literatura, no Cinema e na Banda Desenhada pretende questionar.
 
«O Imaginário esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada»
Universidade do Minho | CEHUM/ILCH - Braga
23-24 Abril 2015

 
Submissão de propostas: até 15 de dezembro 2014.
Notificação das propostas selecionadas: 5 de janeiro 2014.
 
As propostas para comunicações de 20 minutos, a enviar até 15 de dezembro de 2014, para o endereço esoterico2015@gmail.com, devem incluir: resumo (máximo 300 palavras), breve CV, indicação da língua da comunicação, nome da/o proponente, filiação institucional.
 
Quaisquer pedidos de informação poderão ser dirigido para esoterico2015@gmail.com
 
Mais informações: Congresso Internacional "O Imaginário Esotérico"

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas