Terça-feira, 22 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Internacional "Memória, História, Esquecimento. O 27 de Maio de 1977 em Angola"

Início: Fim: Países: Angola, Portugal

Eventos, História

FCSH/NOVA, Lisboa
26 de Maio de 2017

Este é um colóquio multidisciplinar que assinala a passagem de 40 anos dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977 em Angola, cujas consequências perduram até hoje na sociedade angolana.

A necessidade de se criar um espaço de reflexão no meio académico serviram de mote aos organizadores para proporem a realização de um colóquio, no qual os investigadores pudessem partilhar e debater as suas pesquisas com a comunidade científica e a sociedade em geral.

A participação de investigadores de diferentes áreas do conhecimento permitirá uma abordagem multidisciplinar, para uma melhor compreensão deste fenómeno histórico angolano, através das suas múltiplas dimensões: política, social e cultural. Por isso, participam investigadores da história, da música, da antropologia, dos direitos humanos e da justiça.

Pretende-se que esta problemática saia da penumbra e do mujimbo social em que tem estado confinada e reduzida até hoje na sociedade angolana, para que seja incluída como tema próprio nas discussões académicas das Ciências Sociais, nomeadamente dos Estudos Africanos, da História de África e, em particular, da História de Angola.


Convidados/as:
Jean-Michel Mabeko TaliMargarida Paredes, Leonor Menezes Figueiredo, Francisco Carlos Guerra Júnior, Marcolino MocoBenja Satula, Fernando Macedo e Joaquim Sequeira.

Programa completo (PDF)

Página web
 

Comissão Organizadora:
​Myriam Taylor de Carvalho, Verónica Leite de Castro, Edson Vieira Dias Neto, Pedro Aires Oliveira

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas