Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Internacional Interculturalidade, comunicação e migrações na UFRJ

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Comunicação, Cultura, Relações Internacionais, Ciências Humanas e Sociais, Migrações, Política, Mobilidade

O Colóquio Internacional: “Interculturalidade, comunicação e migrações transnacionais: fronteiras, políticas e cidadania”,acontece de 16 a 20 de outubro de 2017 no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento tem lugar no quadro da edição conjunta IX Fórum de Migrações / MIGRATIC 2017 e é fruto de uma iniciativa colaborativa e em rede empreendida por pesquisadores do Brasil, França, Canadá, Argentina, Espanha, Estados-Unidos, Uruguai, Chile, Equador e Martinica.

O evento tem como objetivo reunir pesquisadores e especialistas de vários países para debater a questão migratória em sua conjugação com o campo da comunicação social, das teorias da cultura, dos estudos fronteiriços e no marco de noções como política, democracia e cidadania. Os investigadores interessados em contribuir com trabalhos têm até 31 de agosto. A comunicação deve ser redigida em uma das línguas do simpósio: português, espanhol, francês ou inglês.

Além de se propor a examinar a trajetória dos estudos migratórios no mundo e a debater experiências específicas desenvolvidas em diferentes países, o encontro ambiciona elaborar uma reflexão conjunta - a partir de distintos cenários e perspectivas - sobre os significados da interculturalidade no contexto migratório transnacional, a relevância da comunicação (tanto em sua natureza social e subjetiva como em sua configuração tecnológica) para a autonomização das populações migrantes, a necessidade de edificar pontes simbólicas em vezes de muros físicos e mentais, e a urgência de reintegrar, na teoria das migrações humanas, os princípios de democracia e das cidadanias social, política, intercultural e global.

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo e na página do IX Fórum de Migrações / MIGRATIC 2017.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas