Domingo, 28 de Abril de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Ibero-Americanos, História, Memória

Colóquio Internacional das Velas — S. Jorge
O Atlântico Ibero-Americano (séculos XV a XX).
História, Memória e Cultura Visual

26 a 28 de setembro de 2024
Sala do Cabido da Misericórdia das Velas
Museu Francisco de Lacerda

Modalidade: Presencial

Entrega de propostas de comunicação – até 15 de abril

Os Colóquios das Velas, que resultam de uma profícua parceria entre o CHAM Açores, a Santa Casa da Misericórdia das Velas, a Câmara Municipal das Velas (ilha de S. Jorge, Açores) e a Direção Regional dos Assuntos Culturais, têm concitado a apresentação de comunicações, a divulgação do conhecimento científico e o debate em torno de temáticas associadas à História, ao Património, à Cultura e às Artes — áreas fundamentais do CHAM-Centro de Humanidades —, no âmbito dos estudos em torno do mundo insular e atlântico, em particular, da Macaronésia. Gradualmente, o evento foi ganhando uma projeção regional e nacional, bem como dimensão internacional e um lugar relevante na planificação das actividades da UI&D. Este ano, os trabalhos, que se pretendem interdisciplinares, assentarão em problemáticas associadas à História do Atlântico e à sua interacção com a Memória e a Cultura Visual. Pretende-se que o papel e a importância da imagem, como fonte historiográfica, símbolo da cultura pós-moderna e como reflexo de contextos, sociedades e quotidianos, assuma a centralidade da análise e das reflexões.

Mais informações: https://cham.fcsh.unl.pt/actividades-detalhe.php?p=4903