Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
Congressos

Colóquio Internacional “China/Macau, Conexões Marítimas Globais”

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Estudos Asiáticos, Estudos Orientais, Eventos

Colóquio Internacional “China/Macau, Conexões Marítimas Globais”
15, 16 e 17 de Outubro de 2018 | Centro Científico e Cultural de Macau | Rua da Junqueira, 30 | Lisboa

Comissão Científica: Luís Filipe Barreto; Roderich T. Ptak; Wu Zhiliang
Comissão Organizadora: Luís Filipe Barreto; Wu Zhiliang; Hermenegildo Fernandes

O colóquio internacional “China/Macau and Global Maritime Connections”, a decorrer em Lisboa de 15 a 17 de Outubro de 2018, é uma organização conjunta do Centro Científico e Cultural de Macau, Fundação Macau, Centro de História da Universidade de Lisboa, com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares e o apoio do Casino Estoril.

Nestes três dias, 18 investigadores, da Europa e da China, apresentam comunicações e dialogam acerca dos universos marítimos internacionais (Mares do Sul da China, Índico, Atlântico, Pacífico) enquanto conexão de rotas, plataformas litorais, produtos, línguas, tecnologias, informação. As investigações estão centradas na primeira modernidade global (séculos XVI-XVIII) mas sempre com abordagens, comparativas e associativas, da mais longa duração (implicando tempos e espaços anteriores e posteriores a esta primeira modernidade global).

As perspectivas de abordagem são multi e transdisciplinares: história, geografia, sociologia histórica, economia histórica, relações internacionais e transculturais, etc. As técnicas e os métodos de análise são também diversos com predomínio de estudos de caso mas com a também presença de panoramas situados. Diversidade também nas fontes/dados textuais e materiais com predomínio de fontes/dados chineses.

Este é o terceiro colóquio centrado na dimensão internacional dos Mundos do Litoral e dos Mares da China/Ásia Oriental. É um contributo das instituições e dos investigadores (ao longo de 2016, 2017, 2018) para um melhor conhecimento (e um conhecimento mais comparativo e conectivo) das denominadas Rotas Marítimas da Seda.

Confira o programa em anexo.

Fonte: Centro de História FLUL

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas