Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Internacional Bab el-Gasus in Context

Início: Fim: Países: Portugal

História, Museus e Bibliotecas, Arqueologia

Colóquio Internacional
Bab el-Gasus in Context

Lisboa, 19-20 Setembro (2016)

 

O Túmulo dos Sacerdotes de Ámon, também conhecido como Bab el-Gassus, é o maior achado encontrado intacto no Egipto. Neste túmulo colectivo foram encontrados, em 1891, as múmias de 153 sacerdotes e sacerdotisas de Ámon, que viveram na XXI dinastia (c. 1069-945 A.C.). Apesar da extraordinária riqueza deste achado, a sua subsequente dispersão por 17 países contribuiu para o seu quase total esquecimento.

125 anos após esta sensacional descoberta, o Gate of the Priests Project tem a honra de organizar, com a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica, o Colóquio Internacional Bab el-Gasus in Context. Nos dias 19 e 20 de Setembro, a Fundação Calouste Gulbenkian irá acolher uma vasta equipa internacional de historiadores, museólogos e arqueólogos que irá debater os avanços mais recentes no estudo deste riquíssimo espólio, do qual uma parte se conserva na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Para inscrição e informações, aconselha-se a consulta do seguinte link: http://babgasusconference.weebly.com/registration--programme.html

Documentos

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas