Quarta-feira, 20 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Internacional Saber de Mim Sabendo das Coisas: Homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Género, Literatura

Colóquio Internacional
Saber de Mim Sabendo das Coisas
Homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa

Nos dias 8 e 9 de Novembro de 2018, irá realizar-se, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e no Teatro Nacional de São João, o Colóquio Internacional Saber de Mim Sabendo das Coisas: Homenagem aos 80 anos de Maria Velho da Costa.

Entendida consensualmente como uma das mais marcantes do último meio século na literatura portuguesa, a obra de Maria Velho da Costa tem sido objecto de vários artigos e estudos, o que mostra o continuado interesse e a actualidade da sua escrita. Este evento, promovido pelo grupo “Intersexualidades” do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa em parceria com o Teatro Nacional de São João, terá o propósito de homenagear a autora no ano do seu 80o aniversário, propondo uma série de actividades que contribuirão para a divulgação e o estudo da sua vida e obra.

Nos dois dias em que decorrerão os eventos programados, contaremos com conferências plenárias confirmadas de Cláudia Pazos-Alonso (University of Oxford) e de Helena Carvalhão Buescu (Universidade de Lisboa), seguidas de uma mesa redonda com artistas que têm trabalhado, no teatro e no cinema, a partir da obra de Maria Velho da Costa.

Este colóquio também pretende acolher investigadores e estudiosos da obra de Maria Velho da Costa que queiram apresentar e discutir as suas pesquisas e reflexões. O colóquio será organizado com base em cinco linhas temáticas preferenciais:

  • a censura e a dimensão política da obra de Maria Velho da Costa;
  • Maria Velho da Costa e o feminismo em Portugal e no mundo;
  • Intermedialidades (teatro, cinema, artes plásticas);
  • Intertextualidades e hibridismos;
  • as relações de género na obra de Maria Velho da Costa.

A participação de jovens investigadores será uma prioridade.

Idioma do evento: A língua principal do evento é o Português, mas serão consideradas propostas de comunicação em Inglês, Francês e Espanhol.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas, em formato Word, com as seguintes informações: título; indicação da linha temática que pretendem desenvolver; resumo com um máximo de 300 palavras; nota biobibliográfica com um máximo de 200 palavras. Todas as participações devem ter a duração máxima de 20 minutos.

Email para envio das propostas: coloquiosaberdemim@gmail.com
Prazo para envio das propostas: 15 de Junho de 2018
Notificação de aceitação: entre 1 e 15 de Julho
Inscrição: 16 a 30 de Julho de 2018

Confira a chamada completa em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas