Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Colóquio Académico Internacional "Aviation: the impact on Time and Space"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Cultura, Geografia, Museus e Bibliotecas, Património, Património Cultural, Turismo, Urbanismo

O Colóquio Académico Internacional "Aviation: the impact on Time and Space" e o Forum LPAZ acontecem de 6 a 10 de setembro de 2017, na Ilha de Santa Maria, Açores. O Colóquio pretende debater o papel da aviação na alteração das noções de tempo e espaço e os efeitos destas alterações nos territórios e na cultura e contará ainda com um workshop de representantes de museus aeronáuticos da bacia do Atlântico Norte e a apresentação do filme-documentário Little America. Os investigadores interessados em apresentar trabalhos têm até 15 de abril.

O evento é organizado pela Associação LPAZ e instituições académicas como a Universidade dos Açores, o Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL) e da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF). Contará também com o apoio e colaboração de outras instituições públicas e privadas com interesse e atividade neste âmbito.

Eixo temático

A aviação modificou a consciência do tempo e do espaço; a noção de distância, de isolamento, de pertença e até a de alteridade, funcionando como um acelerador do tempo e um aproximador de margens. A forma como os diversos territórios puderam contribuir para o desenvolvimento da aviação e a aproximação das comunidades atlânticas, bem como a sua recorrência histórica, apelam a uma reflexão sobre a experiência vivida de cada comunidade e da resultante das consequências dos seus efeitos de aproximação.

Estas temáticas são tão mais pertinentes no contexto dos espaços insulares e arquipelágicos - os Açores e Portugal -, como são para toda a comunidade atlântica que, partilhando dos mesmos valores culturais, se vê interrompida pelo rio atlântico. Com este evento, pretende-se contribuir para uma reflexão local, nacional e atlântica sobre o impacto da aviação no tempo e no espaço, na cultura e no território. Através da partilha de conhecimentos e experiências que brotam da participação na história desta atividade de grandes espaços e aceleradora do tempo, que é a aviação, visa-se possibilitar às comunidades a sua própria interpretação e valorização, afirmando a história e património aeronáutico do Atlântico Norte.

​Possíveis tópicos para apresentação dos trabalhos

  • ​Contribuições da aviação para uma nova perceção de tempo e espaço;
  • Implicações comerciais de acelerar o tempo e encurtar distâncias;
  • Representações literárias e artísticas do espaço e do tempo através da aviação;
  • Ilhas e aviação;
  • Questões militares e de segurança levantadas pela aviação;
  • Aviação civil e das suas sucessivas fases de desenvolvimento;
  • Contribuições para (re) pensar a Europa e os transatlânticos relações / comunidades;
  • O impacto da aviação sobre a interação cultural;
  • Representação cultural de aviadores e da aviação: a realidade versus ficção;
  • Museus do ar e Arquivos: preservando a história da aviação;
  • Aviação: Arquitetura e Urbanismo.

O Workshop de Museus e Arquivos Aeronáuticos contará com a apresentação das experiências de instalação e opções de interação com o público-alvo de diversos espaços museológicos e arquivísticos na bacia do Atlântico e que partilham da mesma história dos Açores, no âmbito da geopolítica da aviação. Os objetivos primordiais deste workshop são:

  • Compreender os desafios enfrentados e as soluções adotadas pelos museus aeronáuticos do Atlântico Norte, como contributo para as opções museológicas a implementar no Arquipélago dos Açores;
  • Partilhar informação que possa contribuir para o alargamento do espaço geográfico de uma eventual rede museológica aeronáutica e seus potenciais cruzamentos temáticos;
  • Aumentar a perceção dos contextos históricos, culturais e sociais que definem, delimitam e condicionam os projetos de musealização e/ou de preservação patrimonial aeronáutica nos Açores e no Atlântico Norte.

​O filme-documentário Little America, do realizador Marc Weymuller, aborda a memória dos marienses sobre como a instalação de uma infraestrutura aeronáutica afetou o seu quotidiano. Será um documento fundamental para a perceção da realidade mariense no século XX, um exemplo tangível de como a aviação, ao mudar o tempo e espaço, muda a vivência de uma comunidade.

Mais informações na página do ForumLaz e através do e-mail forumlpaz@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page