Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Coletivo Mulherio das Letras promove encontro em Paris

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Literatura, Género

Alter'Brasilis recebe, no próximo dia 25 de novembro, a partir das 15h, o primeiro encontro do Coletivo Mulherio das Letras Europa. O grupo, que foi formalizado no Brasil este ano (2017) em um encontro com mais de 500 mulheres escritoras — ocorrido na cidade de João Pessoa, na Paraíba  — , descentraliza ação fortalecendo também núcleos fora do Brasil. A entrada é franca.
 
A programação - aberta ao público - conta com um café pluricultural, além de sarau literário destinados às crianças e adultos com apresentação de livros e leitura de textos debatem, principalmente, a importância de combater a invisibilidade da literatura feminina no mercado editorial. 
 
O sarau será seguido de uma palestra com a professora de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos Comparados da Universidade de Londres (Queen Mary College), Else R.P. Vieira, sobre "Escritoras brasileiras no exterior: um fenômeno”. 
 
Desde 2001 no Queen Mary, Else Viera coordena também o Setor de Português. Em 2015 coordenou o projeto “Entre-lugares da Literatura da Diáspora Brasileira”. Recebeu a medalha Machado de Assis pelo Brazilian Endowment and Brazilian Library of New York, pelo trabalho de divulgação da cultura brasileira no exterior.
 
Já marcaram presença as escritoras: 
  • Ivna Chedier Maluly Garach (Lyon, França) – autora/tradutora infantil: “Cadê seu peito, mamãe?”, “Gabriel e a Fraldinha”, “Maria Luiza e a Banheirinha” e “O samba faz 100 anos” (projeto do Conselho de Cidadania de Bruxelas e do Luxemburgo).
  • Eliana Bueno Ribeiro Vianna Santos (Paris, França) – autora/tradutora/pesquisadora: “Contos de Perrault”.
  • Fátima Nascimento (Munique, Alemanha) - autora infantil: “Minha Baianidade Nagô”.
  • Telma Brites Alves ( Bornheim-Sechtem, Alemanha) – escritora/romance: “Gaia a Roda da Vida”;
  • Viviane Fuentes Gillot (Marcoussis, França) – redatora/escritora/poeta: “Contos Neuróticos” - projeto, coletânea de contos bilíngue, em Português e Francês.
  • Sonia Palma (Nuneaton, Inglaterra) – autora/pesquisadora: “As Descobertas de Amana nas Matas de Utiariti” (projeto de divulgação da língua e cultura brasileira no exterior).
  • Mazé Torquato Chotil (Paris, França) autora / pesquisadora: “Lembranças da vila”, “Lembranças do sitio”, “Minha aventura na colonização do Oeste”, Trabalhadores exilados (1964-1985), “Minha Paris Brasileira”
  • Manuella Bezerra de Melo (Braga, Portugal) – jornalista/poeta/escritora: “Desanônima". Pesquisadora na área de Política e Transgressão Literária - Uminho Braga PT.

Mais informações e inscrições no site do Instituto Cultural Alter'Brasilis.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas