Domingo, 23 de Setembro de 2018
Congressos

Chamada para trabalhos TOCREA: Tourism and Creative Industry Promotion

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Comunicação, Economia, Educação, Estudos Ibero-Americanos, Gastronomia, Media, Património Cultural, Património Imaterial, Turismo

A Conferência Internacional de Promoção de Turismo e Indústrias Criativas acontece nos dias 7 e 8 de julho de 2017, na Universidade do Porto. Organizado pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), o evento tem como objetivo partilhar conhecimento que permita responder a diversas questões relacionadas com as sinergias que podem ser exploradas entre a Indústria do Turismo e a Indústria Criativa. Os investigadores interessados em enviar trabalhos têm até 15 de abril.

Eixo temático

Tem vindo a observar-se um crescente reconhecimento da atratividade turística das cidades ou regiões que apostam na criatividade e inovação.  A influencia das indústrias criativas no desenvolvimento regional e local tem sido amplamente analisada em organizações nacionais e internacionais.  A indústria criativa abarca um conjunto de atividades relacionadas com a criatividade como elemento central, onde se inclui o setor cultural e o turismo. Considerando que as tradições culturais são parte integrante da economia criativa, é possível conceber o turismo como uma atividade criativa,  seja pelas experiências geradas pelos agentes envolvidos, ao produzir valor simbólico; seja pela originalidade, criatividade e processo de inovação continua em determinados setores turísticos como, por exemplo, o turismo cultural.

Os destinos turísticos sentem cada vez mais necessidade de se diferenciarem entre si, de forma a tornaram-se mais competitivos, atrativos e sustentáveis. A criação de produtos e experiências turísticas que surgem da combinação de recursos culturais, criativos e turísticos constitui uma das estratégias de desenvolvimento fundamentais para alcançar esses objetivos.

Neste contexto, a TOCREA visa reunir a partilhar conhecimento que permita responder a diversas questões relacionadas com as sinergias que podem ser exploradas  entre a Indústria do Turismo e a Indústria Criativa, tentando responder a várias questões, como por exemplo:  Como é que estas duas indústrias podem cooperar para serem mais competitivas? Como é que o setor do turismo acrescenta valor como base nos produtos criativos?  Que oportunidades e desafios se podem identificar para desenvolver estas indústrias? Como é que a academia pode ajudar a inovar, criar e transferir  conhecimento para o desenvolvimento do turismo criativo?

Com este propósito, os autores devem enviar um resumo de acordo com os seguintes temas:  

  • Empreendedorismo e gestão de projetos
  • Inovação, modelos de negócios e finanças
  • Media Digital e social, produção de conteúdos
  • Marketing, publicidade e comunicação digital
  • Políticas públicas, regionais e locais de desenvolvimento
  • Educação, training e pesquisa de metodologias
  • Património material e imaterial, identidade e cultura
  • Desenhos criativos e produtos turísticos digitais
  • Marketing e comunicação de vinhos e gastronomia
  • Sessões Ibero-Americanas: Língua Portuguesa e Espanhola

Mais informações na página da CEPESE, na apresentação online (em inglês) e nas chamadas para trabalhos em anexo (em português e espanhol).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas