Terça-feira, 23 de Abril de 2024
Congressos

Chamada para trabalhos do XXI Encontro SOCINE - O estado da crítica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Cinema, Comunicação, Crítica Cultural, Cultura

O XXI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) acontece de 17 a 20 de outubro de 2017, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. O tema do Encontro será O estado da crítica e as inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até 31 de março.

Eixo Temático

Para além da reflexão estética, a crítica cinematográfica, em diversos países, protagonizou a construção de um modelo curatorial que se confunde com o próprio esforço para a preservação da memória da produção do audiovisual. No caso brasileiro, a atuação de Paulo Emílio Salles Gomes e de Francisco Luís de Almeida Salles na imprensa paulista ocorre em paralelo ao esforço de ambos para a constituição da Cinemateca Brasileira, instituição fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e estudos de filmes, diretores e ciclos regionais.

No Rio de Janeiro, a figura influente de Antonio Moniz Vianna está presente na implantação da Cinemateca do MAM. Graças ao seu esforço curatorial, a geração que faria o Cinema Novo teve acesso a clássicos do cinema internacional nas retrospectivas dos cinemas americano, francês e italiano. Moniz Vianna ainda se fez presente na formulação do INC, gênese da Embrafilme, e também no Festival Internacional do Filme, evento de grande repercussão na segunda metade dos anos 1960.

Inspirado no modelo paulista de institucionalização da produção cinematográfica, Linduarte Noronha conseguiu implantar na Universidade Federal da Paraíba o Serviço do Cinema Universitário, projeto abortado pelo Golpe de 1964. O seu papel como crítico e como realizador, dirigindo o clássico Aruanda, ajudou a reconfigurar o papel que o Nordeste – seja como paisagem para os filmes, seja como matriz de realizadores socialmente engajados – teve no panorama do cinema brasileiro.

Esse trânsito inconteste entre a crítica e a realização, produzindo inclusive a síntese de crítico-realizador (os exemplos são inúmeros na história do cinema), representa um movimento crucial de investigação para os estudos de cinema e audiovisual. Pensar, portanto, na atividade crítica como impulsionadora de movimentos curatoriais e institucionais que fomentam a produção audiovisual e a sua reflexão é um desafio de grande relevância, sobretudo em tempos de obscurantismo político, quando o esforço crítico é fundamental para vislumbrar novos horizontes estéticos e culturais.

Com isso em mente, o XXI Encontro da SOCINE convida a apresentação de trabalhos que envolvam, mas não se limitem a, os seguintes temas:

  • Como pensar o estado da crítica cinematográfica, na conjunção das crises políticas, econômicas e estéticas da contemporaneidade?
  • Qual a influência, para a formação acadêmica brasileira, do crítico cinematográfico na intersecção entre o jornalismo e a universidade?
  • Como crítica e curadoria se coadunam em estratégias de preservação da memória audiovisual brasileira?
  • Em época de proliferação da informação e da opinião através da internet e das redes sociais, qual o papel da crítica para discutir as questões profundas da cultura cinematográfica hoje?
  • De que modo a pesquisa comparativa entre textos e filmes, no caso de críticos-realizadores, pode apontar as suas escolhas e preferências estéticas?
  • Pensada como forma de recepção, quais os desafios teórico-metodológicos para pensar a relação entre obra e crítica?

O tema é indicativo mas não exclusivo para proposição de trabalhos e/ou mesas temáticas. As inscrições deverão ser escolhidas entre quatro categorias: 1- Comunicações Individuais, 2- Seminários Temáticos, 3- Mesas Temáticas pré-constituídas e 4- Painéis.

Mais informações na página da SOCINE.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas