Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

Chamada para trabalhos: Congresso Internacional de Psicologia Política

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Política, Ciência Política, Psicologia

O Congresso Internacional de Psicologia Política acontece em Lisboa nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Organizado pela Internacional Society of Political Psychology, pelo Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania (CIDH-Universidade Aberta), pelo Instituto de História do Direito e do Pensamento Político (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Centro de Investigação em Teoria e História do Direito (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), tem como tema Liderança ​e tomada de decisão das elites. Os investigadores interessados em submeter trabalhos têm até 20 de janeiro.

Eixo temático

O bom funcionamento das sociedades humanas depende da qualidade dos seus líderes. Nesse sentido, a ciência e a arte de bem governar e liderar pessoas constitui uma temática que deve ser repensada sistematicamente, tanto pelos mais teóricos como pelos mais empíricos, em articulação com o poderes públicos e a sociedade.

Com o Congresso Internacional Liderança e Tomada de Decisão das Elites pretende-se partilhar os resultados mais atuais emergentes da investigação, da reflexão e das boas práticas no âmbito desta temática, bem como identificar as tendências mais promissoras para uma governação e administração pública e empresarial.

Para isso serão partilhadas informações e experiências resultantes das mais recentes e pertinentes abordagens da liderança e da tomada de decisão, valorizando o debate interdisciplinar e transdisciplinar. Serão privilegiados os contributos específicos da Psicologia Política, Ciências Políticas e da Administração Pública, do Direito e da Gestão de Recurso Humanos.

Com este evento científico pretende-se refletir sobre as múltiplas dimensões da liderança e da tomada de decisão nas sociedades complexas contemporâneas, a sua relevância na atualidade e as implicações para a vida política e social. Este constitui uma oportunidade para estabelecer linhas orientadoras para investigações futuras e para o desenvolvimento das melhores práticas, tanto para os agentes públicos como privados em instituições globais, europeias e nacionais.

Para isso lançamos para debate algumas questões interpeladoras para inspirar uma análise critica e promissora para o futuro das sociedades humanas:

  • A União Europeia vai sobreviver?
  • Como distinguir se um político é de direita ou de esquerda?
  • O burquini ofende os valores ocidentais?
  • Existem valores ocidentais versus outros valores?
  • Como distribuir os recursos financeiros do Estado?
  • Como tornar a ação política eficaz na resolução de problemas das pessoas?
  • Quem tem poder/”manda” efetivo no mundo contemporâneo?
  • Quem manda nas instituições publicas? Nas universidades...Nos tribunais...Nos hospitais...?
  • O poder político é fraco e o poder económico é forte?
  • Como se combate a corrupção?
  • Existe o risco de o mundo se tornar mais pobre?

​A compreensão da contemporaneidade pressupõe uma leitura e reinterpretação das questões e dos factores que determinam lideranças eficazes, bem como dos perfis individuais e modelos organizacionais que melhor se adequam ao seu exercício.

O Congresso conta com a intervenção de cientistas políticos, juristas, psicólogos, gestores, historiadores, filósofos, pedagogos, sociólogos e investigadores de outros domínios científicos numa perspetiva interdisciplinar. Revisitando e redefinindo paradigmas, tendências e práticas, assume-se como um exercício científico, que visa a compreensão da arte de influenciar pessoas, equipas e organizações, assim como dos modos de estruturar a política, a sociedade e as instituições públicas e privadas nas suas múltiplas interações.

Mais informações na página do Congresso Internacional de Psicologia Política.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas